Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG apresenta conquistas em um ano de gestão

PRPG apresenta conquistas em um ano de gestão

Concluído um ano de gestão do Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e da Vice-reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresenta conquistas que focalizam uma formação continuada para alunos egressos da Graduação e a ampliação do índice de qualificação docente da Instituição. Em 2013, as funções da então Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG/UFPI) passaram ao encargo da PRPG e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), ficando a primeira (PRPG) encarregada de conduzir administrativamente os Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFPI.

De acordo com o Pró-reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes Cunha, a divisão da PRPPG em PRPG e PROPESQ foi benéfica para a Universidade à medida que otimizou o tratamento dos PPGs. Mais tempo e disponibilidade para o acompanhamento dos programas foi um dos aspectos positivos do período de gestão apontado pelo Pró-reitor.

"A Pró-reitoria de Pós-Graduação recebeu novas instalações localizadas ao lado da Pró-reitoria de Administração e recursos foram aprovados para os PPGs, a exemplo de 6 milhões de reais aprovados para alguns programas de pós-graduação inscritos no Edital do Fundo de Infraestrutura (CT-INFRA) da Agência Brasileira da Inovação (FINEP), no qual Parnaíba e Bom Jesus foram contemplados. Este foi um ano promissor para a Pós-graduação da UFPI", afirma o professor.

Ao todo, 34 programas de pós-graduação (doutorados, mestrados, cursos de especialização e residências) constavam do registro da UFPI com reconhecimento da CAPES em 2013. No último ano de gestão, estes números cresceram. "Foram aprovados o Doutorado em Agronomia e o Doutorado em Enfermagem; o Mestrado em Ciências Biomédicas (Parnaíba) e o Mestrado Profissional em Artes e Musicologia (Parnaíba) encontram-se em diligência; e mais de 10 propostas de especializações foram enviadas à CAPES", pontua o professor Helder Cunha.

O Pró-Reitor acrescenta outra mudança que marcou a PRPG no primeiro ano de gestão do Prof. Dr. José Arimatéia Lopes: "Reativamos o Fórum dos Coordenadores de Pós-graduação da UFPI. Estamos promovendo a alteração de muitas resoluções da área de Pós-graduação da UFPI, por exemplo, o caso da resolução de afastamento para pós-doutorado; resolução de regulamentação de estágio-docência; resolução sobre exame de proficiência para ingresso nos PPG; resolução do programa de capacitação interna. Tudo está sendo discutido com o Fórum e com uma equipe de trabalho da Adufpi".

Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação durante reunião do Fórum

Programas de Pós-graduação da UFPI realizam aulas inaugurais em 2013

Programas de Pós-graduação da UFPI recebem investimentos para a construção de novas instalações em 2013 (Imagem: Projeto do prédio próprio destinado ao Mestrado e ao Doutorado em Enfermagem já em construção)