Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI faz homenagem à Fiocruz na próxima segunda-feira

UFPI faz homenagem à Fiocruz na próxima segunda-feira

Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 09h41

Na próxima segunda-feira (07), em sessão solene do Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o reitor Gildásio Guedes, presidente do referido Conselho, fará a entrega da Medalha do Mérito Universitário à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em solenidade a ser realizada no Cine Teatro, às 9h da manhã.

fiocruz_202005010_leonardo_oliveira00064.jpg

Sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Foto: Leonardo Oliveira/Fiocruz

A homenagem, a ser recebida pela presidente da Fiocruz, pesquisadora e doutora em Sociologia Nísia Trindade de Lima, foi proposta pelo vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, sendo aprovada pelo Conselho Universitário, nos termos da Resolução nº. 020/96.

“A proposição se embasa na importância de reconhecimento do trabalho da Fiocruz para enfrentamento da pandemia de Covid-19, com o desenvolvimento de análises, estratégias, propostas e ações que foram fundamentais nesse período de tantas dificuldades e desafios para a sociedade brasileira”, explica Viriato Campelo.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressalta que a Fiocruz tem atuação de extrema importância no país e que a homenagem a ser prestada é uma forma de enaltecer essa contribuição. “A Fiocruz, ao promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, torna-se um agente da cidadania e assim é reconhecida pelos vários segmentos que formam a UFPI”.

Há mais de 40 anos, a UFPI mantém parcerias com a Fiocruz tanto na produção de conhecimento científico, no que tange à pesquisa e à pós-graduação, como na formação de recursos humanos e capacitação de profissionais na área de saúde.

O evento contará com a participação de autoridades municipais e estaduais, dos membros do Conselho Universitário da UFPI e da comunidade acadêmica e será transmitido pelo canal da UFPI, no Youtube. Acompanhe.