Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Painel artístico é entregue à comunidade acadêmica

Painel artístico é entregue à comunidade acadêmica

Última atualização em Quarta, 02 de Novembro de 2022, 09h00

POESIA_NA_CALÇADA.jpg

Na manhã desta terça-feira (01/11) foi entregue oficialmente à comunidade acadêmica a intervenção artística produzida por meio do projeto “Olhe Por onde Pisa”, situada na calçada da via ao lado do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Na ocasião, estiveram presentes o reitor Gildásio Guedes, o vice-reitor Viriato Campelo, o professor Cineas Santos e as professoras Rose Magalhães e Marinalva Chaves, que organizaram a participação dos 40 alunos que também atuaram na produção das pinturas.

POEMASCALÇADAS-8.jpg

A iniciativa tem como objetivo promover a cultura e a arte piauiense, além de reforçar a importância de ações conjuntas entre sociedade e universidade. O nome do projeto faz alusão a um poema do piauiense Climério Ferreira e é um convite para as pessoas desacelerarem ao passar pelo local, voltando-se a contemplar artes plásticas e trechos de poesias.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou a satisfação da Universidade em receber o projeto e afirmou que é um espaço para ser visitado por toda a comunidade: “A UFPI abraçou essa iniciativa do professor Cineas desde o primeiro momento. Ações como essa são muito importantes, se tornam marcantes para todos os participantes envolvidos na idealização e concretização. A Universidade é um espaço que deve estar sempre aberto para ações que dizem respeito à valorização da cultura e da arte”, explica.

POESIA_NA_CALÇADA-30.jpg

Professora Rose Magalhães, aluno João Vitor, reitor Gildásio Guedes e professor Cineas Santos

Para o idealizador do projeto, professor e poeta Cineas Santos, levar poesia é sempre uma boa oportunidade de provocar reflexões: “A UFPI recebeu muito bem a nossa solicitação e eu sempre busquei explicar que a ideia desse projeto é a valorização da cultura do Piauí. Nesse espaço em que as pessoas costumam fazer caminhadas, terão oportunidade de encontrar poemas e artes plásticas. É muito animador”, observa.

Também presente no espaço em que a intervenção artística foi realizada, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, realçou que a comunidade acadêmica se alegra com a concretização de uma parceria com objetivos tão importantes como a valorização da produção literária piauiense. “Esse painel é um convite a nos encontrarmos com grandes nomes de nossa literatura”, pontua.

poema_UFPI_copy.jpg

Intervenção artística produzida por meio do projeto “Olhe Por onde Pisa”

Outro objetivo do projeto foi oportunizar a visita de crianças ao espaço da Universidade. Nesse sentido, a educadora Rose Magalhães, responsável pelo Instituto Arte na Praça, pontua como os alunos foram contemplados por essa iniciativa: "É um momento muito importante para todos nós deixarmos esse espaço bonito, colorido e chamar a atenção das pessoas a observarem esse local. Trazer nossos alunos aqui é muito especial. São crianças que não conheciam a universidade. Buscamos provocar neles a vontade de estudar aqui também, que é o objetivo de muitos de nós”, finaliza ela, que é egressa da UFPI.

Estudante de flauta doce, pintura em tela e violino, o aluno João Vitor, uma das crianças assistidas pelo Instituto Arte na Praça, relata que a participação nessa atividade foi muito especial. “A professora Rose me convidou para trabalhar na pintura desse espaço e tocar aqui hoje, gostei bastante. Não conhecia a Universidade, mas achei um lugar muito bom, grande e bonito. Um dia eu quero estudar aqui”, diz ele.

POESIA_NA_CALÇADA-28_copy.jpg

João Vitor, uma das crianças assistidas pelo Instituto Arte na Praça

O projeto “Olhe Por Onde Pisa” reúne poemas de grandes nomes da literatura, como Da Costa e Silva, Salgado Maranhão e Marleide Lins. A intervenção artística contou com a participação de crianças do Instituto Arte na Praça e CMEI Francisco de Assis, sob a orientação do artista plástico Jefferson Soares.

Veja outras imagens da intervenção:

POESIA_NA_CALÇADA-13.jpg

POESIA_NA_CALÇADA-18.jpg