Para marcar um ano de gestão do Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e da Vice-reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresenta à comunidade acadêmica relatório com as principais atividades desenvolvidas neste período.
De acordo com o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho, o relatório pontua ações que constam do Programa de Metas 2013 - 2016 da PREX, além de consolidar as propostas que integraram o Programa de Gestão "Viver a UFPI", apresentado nas eleições de 2012.
O Programa da PREX abrange os principais compromissos estabelecidos pelo Reitor e pela Vice-reitora com o objetivo de desenvolver a relação "Universidade - Sociedade Piauiense" e se configura como um importante instrumento de transparência e controle social das ações de extensão e cultura universitárias.
A PREX é o órgão responsável pela gestão da extensão universitária, compreendida como o processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. "Sua missão baseia-se no binômio extensão e cultura, de modo a particularizar cada uma delas, mas torná-las necessariamente interligadas, pois uma não se transforma e nem pode transformar-se sem a outra", ressalta o Pró-reitor Miguel Cavalcante Filho. A extensão é, assim, encarada como ação do diálogo e da práxis pelo caráter de transdisciplinaridade. A cultura aparece como elemento revelador de personalidades e de talentos.
Segundo o Pró-reitor, a extensão e a cultura tornam-se canais de relacionamento entre a Universidade e a sociedade, a fim de se consolidar um instrumento de mudança social em direção à justiça, à solidariedade e à democracia do país.
O quadro abaixo elenca objetivos que norteiam as ações previstas no Programa de Metas da PREX.
Em seu organograma estrutural, a PREX está constituída pela Pró-Reitoria e pelas quatro coordenadorias.
Coordenadoria de Programas de Projetos e Extensão (CPPEX)
A Coordenadoria de Programas de Projetos e Extensão (CPPEX), que tem à frente o Prof. Ms. Acrísio de Miranda Sampaio, é responsável pelo cadastramento, acompanhamento e avaliação dos programas e projetos de extensão executados na UFPI, por meio de relatórios semestrais de atividades, bem como certificação, divulgação dos editais e sua publicação adequada a fim de provocar novas ações extensionistas.
Os cursos e eventos de extensão vêm apresentando um incremento nos últimos anos em decorrência da expansão da UFPI em todos os câmpus, atingindo, no período de novembro de 2012 a novembro de 2013, um total de 250 atividades, que envolveram 352 docentes, 81 profissionais externos à UFPI, beneficiando 24.008 participantes de várias categorias e níveis de escolaridade.
Durante esse primeiro ano de gestão do Prof. Dr. José Arimateia, a PREX realizou eventos de grande destaque como o I Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde; II Congresso Piauiense de Atenção à Saúde; I Encontro Regional do Provab; II Fórum de Saúde Bucal e o IV CESCODONTO, organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), que contou com 1311 participantes, com 1238 trabalhos apresentados, cinco conferências e seis mesas redondas.
A 10ª Semana do Produtor Rural do Meio-Norte - RURALTEC, coordenada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), contou com 400 participantes distribuídos em 16 minicursos, e contemplou, simultaneamente, a VI Mostra de Ciências Agrárias, com aproximadamente 2000 visitantes. Abrangeu, ainda, a II Feira do Produtor Rural, com 30 produtores/expositores e a instalação de 30 estandes de empresas públicas e privadas.
Estandes e a exposição de animais foram uma das atividades do X RURALTEC
No quadro abaixo, os principais dados da Coordenadoria de Programas de Projetos e Extensão (CPPEX).
Coordenadoria de Cursos e Estágios Não Obrigatórios (CCENO)
A Coordenadoria de Cursos e Estágios Não Obrigatórios (CCENO), sob a coordenação da Profa. Ms. Zumira Lúcia Oliveira Monte, cuida do cadastramento, catalogação, prestação de informações sobre as atividades cadastradas e/ou relatorizadas, expedição de declarações, expedição de certificados (de cursos de extensão e eventos de um modo geral), elaboração de minutas, termos de compromisso dos estágios não obrigatórios.
As opções de estágios não obrigatórios também vêm crescendo nos últimos anos, beneficiando discentes de todos os cursos, totalizando, no período de novembro de 2012 a novembro de 2013, 1.152 estagiários, dos quais 178 em instituições federais, 45 em instituições estaduais, 436 em instituições municipais e 493 em instituições privadas.
Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR)
A Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR), que tem à frente o Prof. Dr. Gregório Elias Nunes Viana, qualifica os profissionais nas diversas áreas do conhecimento e níveis de formação buscando a excelência na preparação de profissionais para atender as exigências do mundo do trabalho na sociedade piauiense e brasileira. Integra a Rede Nacional de Formação Continuada de professores dentro do Programa Institucional de Formação Continuada de professores da Educação Básica do Ministério da Educação.
Confira no quadro abaixo os projetos desenvolvidos pela CFC no ano de 2013.
Resumo dos projetos vinculados a CFOR/PREX :
* Projetos encerrados no final de 2013
** Programas aguardando parecer do MEC
Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultural (CACC)
A Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultural (CACC), coordenada pelo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho, é responsável por divulgar conhecimentos necessários de modo a operar um fazer transformador em prol de um desenvolvimento sustentável, tendo a arte como mola mestre de suas ações. Abrange, ainda, projetos que têm como objetivo formar uma mão de obra especializada de modo a favorecer a fonte de renda das famílias mais carentes, bem como almeja a formação de grupos multiplicadores no seio das comunidades atendidas.
A CACC desenvolve planos e atividades no seguimento das artes plásticas e visuais. Entre as atividades realizadas, elaborou mapeamento e diagnóstico dos bairros e comunidades circunvizinhas para posterior atendimento (Projeto Rosa das Artes).
As atividades multidisciplinares trazem a perspectiva de atender sete comunidades ao ano, com projeção aproximada de 450 pessoas atendidas diretamente.
Em 2013, a CACC apoiou a organização da Grande Mostra de Artes Plásticas e Visuais da UFPI, com exposição de aproximadamente 80 trabalhos de 25 artistas piauienses, alunos do curso de Artes Visuais, alunos de projetos de extensão voltado à comunidade externa e municípios. "Tivemos um público visitante de aproximadamente de 7.000 sete mil pessoas no período de 02 a 20 de setembro 2013", destaca o Pró-reitor Miguel Ferreira Cavalcante Filho.
Outra ação a ser destacada foi a realização da Exposição Fragmento da Grande Mostra de Artes Plásticas e Visuais da UFPI, reunindo 12 trabalhos de artistas, por meio do Projeto Cultura no Campus e atraindo aproximadamente 2000 duas mil pessoas da comunidade.
Atividades de extensão escola de música da CACC /PREX /UFPI