Ações do Outubro Rosa continuam na UFPI
Durante a Campanha Outubro Rosa, o público feminino tem recebido atenção redobrada por parte da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao longo de todo o mês, diversas ações com o intuito de incentivar o autocuidado à saúde da mulher estão sendo realizadas nos campi da instituição. Somam-se à campanha, palestras, blitz educativas, exercícios físicos e atividades lúdicas que sensibilizem a comunidade acadêmica acerca do tema. Na manhã desta quinta-feira (27), as ações aconteceram no Colégio Técnico de Floriano (CTF) e Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ).
No CTF, em celebração ao Dia do Servidor Público, o Colégio, em parceria com o Campus Amílcar Ferreira Sobral e o Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUPI), ofereceu um café da manhã às funcionárias e trabalhadoras terceirizadas da instituição. Na ocasião, as servidoras também participaram de uma roda de ginástica laboral e receberam panfletos personalizados em alusão à prevenção do câncer de mama.
Atividade física realizada durante a ação
“Foi um momento muito bom, de relaxamento e de interação entre as servidoras. Essas atividades ajudam a quebrar a rotina. Elas geralmente são sempre bem recebidas pelas equipes. Todas se sentem mais acolhidas, e isso ajuda no clima organizacional, pois torna o ambiente de trabalho mais leve e agradável. Consequentemente, influencia na qualidade de vida e gera mais saúde à mulher”, conta a técnica de Ensino Superior do CTF, Rosângela Feitosa.
No mesmo viés, o CTBJ, em ação integrada com o Campus Professora Cinobelina Elvas e a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, promoveu uma série de palestras voltadas ao Outubro Rosa e à qualidade de vida no trabalho. Ministradas pelas profissionais de saúde da secretária, Antônia Almeida e Simone Rodrigues, as temáticas discutidas visam conscientizar professoras e servidoras públicas sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Uma das ministrantes durante a palestra realizada
Para a assessora da Direção do CTBJ, Naiara Amorim, a campanha desenvolvida e as informações repassadas pelas ações são de grande importância para a mulher. A disseminação de informações sobre a doença conscientizam para a prevenção e incentivam uma rotina de cuidados. “Mesmo sendo uma campanha anual, o Outubro Rosa sempre traz novas informações sobre prevenção e tratamento. Foi um momento de muita troca, aprendizado e de despertar para a importância do autocuidado na nossa rotina. Se uma mulher adquirir esses novos hábitos de cuidado, já valeu a pena essa ação”, acrescentou.
Com o objetivo de manter o compromisso de divulgar a importância do movimento, o Outubro Rosa tornou-se parte do calendário de atividades da UFPI. Todos os anos, durante o mês celebrado, são lançadas campanhas e materiais de conscientização sobre o tema.