Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI libera acesso a mais de 10 mil e-books e 42 selos editoriais na plataforma Minha Biblioteca

Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 20h19
Valorizando a prática da leitura e reconhecendo a importância do livro como relevante ferramenta de pesquisa e estudo na vida acadêmica, a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB), disponibilizou nesta quinta-feira (27) o acesso à plataforma digital “Minha Biblioteca”. A plataforma de ebooks conta com um catálogo de mais de 10 mil títulos acadêmicos e 42 selos editoriais que contemplam várias áreas de conhecimento.

"Trata-se de uma iniciativa pioneira no âmbito na UFPI, uma valiosa ação de valorização do conhecimento por meio do acesso a essas publicações", avalia o reitor Gildásio Guedes.

O acervo poderá ser acessado por alunos de graduação e pós-graduação, docentes e técnico-administrativos da instituição que demonstrarem interesse e tiverem cadastro na biblioteca. Os usuários poderão realizar a impressão de até 15% de cada obra. Além disso, existe a possibilidade de copiar o texto, fazer marcações e lembretes e a reprodução textual em áudio.

WhatsApp_Image_2022-10-25_at_17.10.39.jpeg

Vanessa Andrade, diretora da BCCB/UFPI

Com extenso acervo multidisciplinar, a plataforma Minha Biblioteca contém milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, que vão proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários temas. De acordo com Vanessa Andrade, diretora da BCCB/UFPI, os e-books vão completar o acervo físico da biblioteca, visto que as bibliografias são atualizadas com frequência pela plataforma.

“Entendendo a necessidade de ampliar o acesso ao livro, seja ele impresso ou digital, a Administração Superior, mesmo em tempos de cortes orçamentários, destinou recursos para que pudéssemos assinar essa plataforma digital, que é uma das mais bem avaliadas. Essa aquisição é um avanço para a nossa biblioteca, visto que éramos umas das poucas universidades que não disponibilizavam o livro digital, e agora estamos felizes com mais essa importante conquista”, explicou.

Formada por 16 grandes editoras acadêmicas, a “Minha Biblioteca” é uma plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos. Por meio da ferramenta, a comunidade acadêmica terá um acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos.

Confira o passo a passo para solicitar o acesso à plataforma:
▪️ Discente – SIGAA > Portal do Discente > Biblioteca > Desejo Utilizar os Serviços da Minha Biblioteca (eBooks)
▪️ Servidor – SIGAA > Biblioteca > Módulo do Servidor > Usuário > Desejo Utilizar os Serviços da Minha Biblioteca (eBooks).

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_15.57.12_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_15.57.13.jpeg