O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU/UFPI), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), completou oito anos de existência no domingo, 23 de outubro. O NAU foi aprovado pela Resolução CAD/UFPI Nº 28 em 23 de outubro de 2014, a partir da submissão do Projeto de Criação do Núcleo, elaborado por estudiosos na área de educação especial e inclusiva da Instituição.
O NAU é um setor que oferece serviços multiprofissionais e tem como finalidade garantir ações de fomento à permanência, desenvolvimento pessoal e aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), a saber: pessoas com deficiência (física, visual, intelectual, psicossocial, auditiva e surdez, múltipla), pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação. Desta forma, a ação do NAU contribui, entre outras coisas, com a diminuição das taxas de evasão deste público e com o desenvolvimento pessoal, emocional e educacional dos estudantes PAEE. A equipe é composta por duas assistentes sociais, uma pedagoga e uma psicóloga. As ações envolvem desde a escuta e orientação de alunos e professores, até a realização de eventos e a promoção de atividades culturais ao público-alvo.
Durante todo o mês de outubro, o NAU vem realizando retrospectiva de suas ações nas mídias sociais (IG: @nau_ufpi/site: nau.ufpi.edu.br), assim como presenteando com bottons da Campanha “Se liga na Inclusão” os servidores da UFPI e parcerias externas que atuaram diretamente com o Núcleo e são parte da construção da inclusão na instituição.