Com a proposta de esclarecer colaboradores sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação realizou na manhã desta segunda-feira (17) uma atividade referente a essa campanha. Participaram da ação o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; a pró-reitora de ensino de pós-graduação, Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo, o pró-reitor de pesquisa e inovação, Luiz de Sousa Santos Júnior, além de coordenadores e colaboradores das pró-reitorias e da vice-reitoria da UFPI.
Atividade sobre o Outubro Rosa, ocorrida na PRPG
Para o Prof. Viriato Campelo o momento foi oportuno para falar sobre um assunto que pode ser visto como tabu: “Devemos nos prevenir. Importante lembrar que existe câncer de mama em mulheres, mas também nos homens. Sou médico há mais de 40 anos e quando se falava disso antigamente, era algo muito assustador e precisamos desbloquear isso, nos prevenir e buscar os serviços de saúde adequados”, destacou o vice-reitor que comentou, também, sobre a importância do diagnóstico antecipado para a cura da doença.
A prof. Regilda Moreira-Araújo mencionou o valor que uma iniciativa como essa traz para os colaboradores da Universidade: “É uma maneira que temos para chamar a atenção para esta causa tão importante que é o Outubro Rosa e a questão do câncer de mama. Buscamos estimular e lembrar os cuidados que devemos ter contra essa doença que atinge mulheres em todo o país”, pontua.
Outubro Rosa na UFPI
Durante todo o mês de outubro, a UFPI tem desenvolvido em todos os campus ações que visam sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama, objetivo principal da campanha Outubro Rosa.
Relacionada:
UFPI iniciou hoje (6) as ações da campanha Outubro Rosa