Alunas durante prática da disciplina de Técnica Dietética
A discussão e exposição de temas culinários podem estimular hábitos alimentares mais saudáveis e gerar conhecimento sobre qualidade nutricional. Nesse sentido, acadêmicos do 4° período do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram na manhã desta sexta-feira (14) oficinas culinárias de receitas especiais e iguarias típicas de diferentes países, preparadas através de técnicas dietéticas aplicadas em preparações especiais. A ação é parte do encerramento da disciplina de Técnica Dietética.
Através de mesas de degustação, cenários montados e cardápios explicativos, os alunos apresentaram variedade em pratos típicos de países como Japão, Itália, Arábia Saudita, México e Brasil. Ainda na ocasião, os discentes também prepararam receitas especiais destinadas ao público com restrições alimentares, em que utilizaram alimentos ricos em vitaminas e isentos de açúcar, glúten, óleo e sódio.
Professoras Nadir Nogueira, Kyria Cruz e Poliana Cristina avaliaram os alunos
Conforme a Profa. Poliana Cristina, a oficina é um momento importante para o entendimento prático do discente. "Durante as disciplinas eles aprendem conteúdos técnicos e habilidades culinárias. No final, eles têm a oportunidade de aprender a aplicar essas técnicas em algumas situações especiais. Além de trazer comidas deliciosas, oficinas como essa proporcionam momentos prazerosos aos alunos", disse.
Para os discentes, a experiência é única e traz conhecimentos para além da teoria. "Foi uma porposta bem interessante poder relacionar alimentos com fins especiais e países. Como participante, tive a oportunidade de entender como funcionam as divisões e as restrições dos alimentos, e isso instiga a nossa criatividade a desenvolver novos produtos e também entender como funciona as necessidades de cada pessoa", conta Elias Sena, acadêmico de Nutrição.
Mesa de degustação de alimentos
Durante o preparo das oficinas, os alunos estudaram os ingredientes, formas de preparo, curiosidades e a história de cada país representado, bem como as necessidades alimentares de crianças, pessoas idosas e com déficits na alimentação.
Confira algumas das receitas produzidas: