O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, recebeu na tarde desta terça-feira (11/10) o Vice-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que será empossado Reitor em janeiro de 2023, Walter Canales, além do atual Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis também da instituição maranhense, Paulo Catunda, o qual será empossado Vice-Reitor em janeiro e do Pró-Reitor de Planejamento da UEMA, Roberto Serra. O Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, também esteve presente. Durante a reunião, os gestores discutiram a formulação de parcerias em vista de determinados cursos de graduação e de pós-graduação, como os de Medicina e Medicina Veterinária.
Na ocasião, a administração da UEMA visitou algumas instalações da UFPI, como a Clínica Veterinária de Grandes Animais, para conhecer a estrutura e planejar a implantação de uma semelhante na Universidade maranhense. Para Walter Canales, futuro Reitor da UEMA, a oportunidade é importante para a aproximação entre as duas instituições. “A partir do fortalecimento dessa parceria em questões relativas a ensino, pesquisa e extensão, poderemos levar uma melhor qualidade de trabalho à sociedade”, afirmou Walter.
Para o reitor da UFPI, o estreitamento da relação é fundamental para a consolidação de futuras parcerias. “É uma troca de experiências com a qual as comunidades acadêmicas e a sociedade, de modo geral, só têm a ganhar. Nos colocamos à disposição da nova gestão”, pontuou o reitor.