Representantes da UFPI, SINTUFPI e alunos do curso de Enfermagem.
Com intuito de discutir a importância da prevenção do câncer de mama e promover a conscientização sobre a temática, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou nesta quinta-feira (06) as ações da campanha Outubro Rosa. Com programação composta por palestras e atividades desenvolvidas por alunos do Curso de Enfermagem, a abertura da ação aconteceu no pátio da Pró-Reitoria de Administração (PRAD). O evento é destinado aos servidores e colaboradores terceirizados
Na ocasião, o público recebeu mensagens de conscientização e prevenção ao câncer, através de palestras, atividades físicas e panfletos personalizados. A ação também contou com a presença dos representantes do Grupo Executivo da Assistência Patronal (GEAP), Augusto Machado e Leila Holanda.
Alunos do Curso de Enfermagem durante realização de atividade prática
A iniciativa é fruto da parceria entre o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Superintendência de Recursos Humanos (SRH/UFPI), o projeto de extensão “Entre Elas”, do Departamento de Enfermagem, o Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI), além de contar com apoio da Superintendência de Comunicação Social (SCS).
A Assistente Social da SRH, Líbia Mafra, ressalta que a iniciativa contribui para a valorização da saúde dos colaboradores da universidade. "Ações como essa mostram uma preocupação da instituição com a qualidade de vida do servidor e da servidora. É uma importância muito grande para a prevenção do câncer de mama e também para despertar o interesse em fazer o rastreamento precoce da doença. Nossos profissionais se sentem acolhidos", disse.
Servidores participaram de atividades físicas
Coordenadora do projeto "Entre elas”, a Profa Lívia Carvalho Pereira, do Curso de Enfermagem, pontuou a necessidade em se abordar o combate ao câncer de mama. "A medida que divulgamos, realizamos o compartilhamento de informações baseadas em evidências, a sociedade se empodera de conhecimento. Dessa forma, ela procura serviços de saúde e busca ter uma melhoria na qualidade de vida", destacou.
Conforme a Diretora de Políticas e Sindicais da SINTUFPI, Maria Geni Batista, a campanha trará inúmeros benefícios para a saúde das mulheres teresinenses. "O ano de 2022 já apresenta altos índices da doença. Buscamos conscientizar a nossa comunidade universitária e também o público externo. Com a ação desenvolvida, esperamos que as mulheres procurem ter maiores cuidados, a fim de evitar problemas com o câncer de mama", pontuou
Pirulito personizado, distribuido durante a ação
Para os servidores da UFPI, a ação é vista como um momento acolhedor. "A iniciativa é de grande importância para nós, essa orientação contra o câncer é muito importante. Me sinto bastante acolhida e com a saúde renovada'', conta Caroline Barbosa, servidora da PRAD.
O câncer de mama é a maior causa de morte de mulheres no Brasil. Em todo o País, o mês do Outubro Rosa é celebrado como uma forma de prevenir a doença. Na UFPI, as ações ocorrem todos os anos, como uma forma de conscientizar a comunidade acadêmica acerca do problema.
Panfleto personalizado pela ação.
Programação da campanha
As atividades educativas da campanha também prosseguiram para o Hospital Veterinário Universitário (HVU), Colégio Técnico de Teresina (CTT) e o Restaurante Universitário (RU). Na sexta-feira (07), a programação alcança servidores dos departamentos de cursos do Centro de Ciências e Letras Humanas (CCHL), Centro de Ciência da Educação (CCE) e Centro de Tecnologia (CT), a partir das 9h, na Praça de Filosofia do CCHL.
Realização das atividades lúdicas no Restaurante Universitário da UFPI