Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Camerata da UFPI realiza 1ª audição mundial da obra “A Visita do Imperador”, de Beetholven Cunha

Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h22

IMG-20221005-WA0009.jpg

A Camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel, da Universidade Federal do Piauí, realizou a gravação da primeira audição mundial da obra “A Visita do Imperador”, do compositor e maestro Beetholven Cunha. O trabalho foi idealizado com a regência do professor da UFPI e maestro Cássio Martins. A atividade faz parte do trabalho desenvolvido no projeto de extensão “A Camerata de Cordas da UFPI - Prof. Emmanuel Coelho Maciel”, coordenada pelo professor Cássio e que contou com a participação de mais 14 integrantes.

O professor Cássio Martins, que trabalhou na regência do projeto, descreve como foi o início do processo de estudos da obra: “O trabalho teve início em agosto de 2021, quando convidei o maestro para fazer um trabalho com nosso grupo e ele sugeriu uma composição inédita de sua autoria. Tivemos vários encontros, semanalmente, onde iniciamos um trabalho de estudo dessa peça junto com ele. Nesse estudo ele trazia orientações aos músicos que estavam trabalhando nessa leitura, até chegarmos na gravação”, explica.

IMG-20221005-WA0010.jpgProfessor Cássio Martins

Realizar atividades como essa tem por função fomentar diversos aspectos do aprendizado dos alunos, como destaca o professor Cássio: “Desenvolver habilidades de prática de conjunto, de performance musical, trabalhar com compositores vivos, e assim ter um feedback do próprio compositor da obra, todos esses são aspectos positivos. Além disso, é importante para divulgar a música brasileira, que ainda é pouco divulgada”, ressalta. O professor ainda pontua o desenvolvimento técnico musical e humano que se estabelece entre os alunos.

IMG-20221005-WA0013.jpgAlunos que participaram do registro

Para o maestro Beetholven Cunha, que atuou como professor na Escola de Música Adalgisa Paiva, na UFPI, foi uma alegria ter participado desse trabalho: “ Essa obra “A Visita do Imperador” relata a visita de Dom Pedro II na cidade em que eu nasci, Goiana. Essa é a segunda versão da obra, nunca havia sido interpretada, a primeira gravação foi essa, uma estreia mundial feita sob a regência do professor Cássio. O grupo é muito bom e cada vez está desenvolvendo mais”, destaca. O maestro pontua a importância do Curso de Música e da Camerata da Universidade e diz que é muito grato à UFPI e a toda equipe envolvida na produção do material.

IMG-20221005-WA0014.jpgMaestro Beetholven Cunha

O estudante Ricardo Silva, que participou da gravação, comenta a importância desse momento para sua formação: “Uma apresentação como essa é uma experiência única, envolve muitas etapas, passamos a conhecer até o contexto histórico, político e social da música apresentada. Vivenciamos a experiência de uma orquestra profissional, a gravação do vídeo da obra de Beetholven Cunha foi muito importante para mim, aprender mais desde a coletividade à vestimenta que usamos nas apresentações é essencial nesse processo de aprendizagem na academia” enfatiza.

O registro da apresentação pode ser conferido aqui