Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão Cine Saúde promove palestra sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão Cine Saúde promove palestra sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 08h36

Nessa terça-feira (27), o projeto de extensão Cine Saúde, do curso de Educação Física da UFPI, coordenado pela Profa. Dionis Machado, realizou, por meio de encontro virtual, uma palestra com o Dr. Marco Antonio Orsini Neves, Doutor em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para falar sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que o físico Stephen Hawking era portador e que é ilustrada no filme.

projeto cine saude copy

Palestra aconteceu de forma online

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, de caráter progressivo e incapacitante, caracterizada pela lesão dos neurônios motores no córtex, tronco cerebral e medula espinhal, desencadeando a amiotrofia, fasciculações e espasticidade. A doença evolui causando debilidade e atrofia progressiva da musculatura respiratória e dos membros, além de sintomas de origem bulbar como disartria e disfagia, resultando na necessidade de ventilação mecânica permanente, e posteriormente evoluindo para o óbito.

prof marco orsini

Dr. Marco Antonio Orsini Neves 

Pacientes com ELA apresentam respostas variadas ao treinamento físico, sendo essas dependentes do grau e da média de progressão da fraqueza e fadiga, além do nível de condicionamento físico. O exercício físico deve ser encarado como uma maneira de melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença, mas sem chegar à prática extenuante, o que teria um efeito deletério neste caso.

Discentes do curso de Educação Física da UFPI e de Fisioterapia da UFDPar participaram da palestra, além da comunidade externa. “A palestra ultrapassou barreiras geográficas e teve a presença uma participante do Rio Grande do Sul. A participante, que se encontra em fase diagnostica com suspeita para a doença, contou que teve o interesse em saber mais sobre a ELA ao ver a divulgação do evento, destacou a Profa. Dionis Machado.

O Cine Saúde discute temas em saúde por meio de filmes e documentários. A cada última terça-feira do mês, um novo filme e um novo tema da área de saúde são discutidos por palestrantes com expertise nos assuntos. No Instagram @cinesaudeufpi você pode acompanhar a programação das palestras a cada mês.

Fim do conteúdo da página