Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Turismo do CEAD/UFPI capacita profissionais e fomenta o potencial turístico no Piauí

Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 10h42

WhatsApp_Image_2022-09-27_at_09.23.36.jpeg

Turma do Curso de Turismo do polo de Pedro II

Neste dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Turismo. A Universidade Federal do Piauí, por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) oferta formação de nível superior na área desde maio de 2020. O curso de Bacharelado em Turismo tem duração de 3 anos. A graduação é oferecida em 5 polos de apoio presencial: Campo Maior, Oeiras, Pedro II, São Raimundo Nonato e Teresina. Atualmente, encontra-se em andamento o processo seletivo que disponibiliza 250 vagas distribuídas em mais outros 5 polos: Esperantina, Castelo do Piauí, Luís Correia, Oeiras e Bom Jesus. As provas serão realizadas no dia 9 de outubro.

WhatsApp_Image_2022-09-27_at_10.11.55.jpeg

Coordenador do Curso de Turismo (CEAD/UFPI), Kelsen Arcângelo

Segundo o Coordenador do Curso de Turismo, Kelsen Arcângelo, a graduação propicia ao aluno o estudo do fato e do fenômeno turístico, objetivando a aquisição de conhecimentos para atuar nas áreas do turismo, através da união de conceitos teóricos e das perspectivas técnicas do mercado. “Procuramos capacitar o aluno para planejamento, operacionalização e gerenciamento de atividades em empreendimentos hoteleiros, na organização de eventos, em parques temáticos, em empresas de lazer e agências de viagens, de modo a poder atuar nos principais segmentos relacionados às atividades de lazer”, afirmou.

Apesar das classes terem iniciado totalmente no formato remoto, os alunos têm a oportunidade de assistir às aulas ao vivo com os professores das disciplinas, através do apoio da equipe de tutores. Além disso, algumas atividades práticas foram realizadas ao longo da primeira turma, como a organização de eventos, resultado de atividades avaliativas de uma disciplina do Curso que capacitou os alunos a estarem à frente da coordenação, organização e execução de eventos turísticos.

Para o professor Kelsen, um dos grandes diferenciais e atrativos do curso é a modalidade de ensino a distância, assim como a possibilidade de cursar o Bacharelado em Turismo no período de 3 anos. “Associado, temos um corpo de docentes mestre e doutores renomados, com formação e expertise em diversas e relevantes áreas do Turismo, sem contar toda a história e conquistas da Universidade Federal do Piauí, as quais dispensam apresentações e comentários”, frisou.

O Profissional Turismólogo

O Curso de Turismo da UFPI tem por intuito atenuar a demanda reprimida de profissionais na área, necessidade identificada pela manifestação do empresariado local e por sua natureza estratégica para a própria infraestrutura do estado. “Adicionalmente, o profissional de Turismo EAD também reúne competências importantes ao estabelecimento e crescimento de sistemas produtivos bem como à prestação de bens e serviços fundamentais ao progresso da região. Por outro lado, o estado do Piauí, graças à sua posição geográfica, redescobre sua vocação na produção turística”, destacou o professor Kelsen.

O perfil desejado do graduando deve consolidar as características de um egresso capacitado e com aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais, relacionadas com o mercado turístico, sua expansão e seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão.

WhatsApp_Image_2022-09-27_at_10.35.38.jpeg

Estudante do Bacharelado em Turismo, Lucy Peres

Estudando Turismo no polo de Teresina, Lucy Peres conta que o curso possui a mesma qualidade que uma formação presencial. “Eu observo a excelência da UFPI desde a minha primeira graduação que foi em Letras-Inglês. Então, para mim, tem sido uma experiência prazerosa conhecer todas as abordagens do campo de estudo e profissional em turismo. Além disso, tive a chance de aprender sobre os potenciais turísticos no Piauí, estudar também sobre o turismo de base comunitária. Portanto, penso que ao concluir meu curso sairei com a consciência em integrar a comunidade com as iniciativas públicas e privadas com o intuito de valorizar as riquezas do nosso estado”, ressaltou.