Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “Enfrentamento à violência contra a mulher” é tema de webnário no Curso de Enfermagem

Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 14h19

O Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, promove nos dias 22 e 23 de setembro o I Webnário “Entre Elas: prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher”. O evento tem por objetivo promover discussões e reflexões acerca das ações de enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher no âmbito do ensino, do serviço e da comunidade. As discussões acontecem no formato híbrido e podem ser assistidas aqui.

webnario_enfermagem.png

Mesa de abertura do I Webnário

A solenidade de abertura contou com a presença das professoras Lívia Carvalho e Girzia Tajra, coordenadora e subcoordenadora do projeto “Entre Elas”; a professora Herla Furtado, coordenadora do I Webnário; a professora Fernanda Avelino, chefe do Departamento de Enfermagem; a secretária de Políticas Públicas para Mulheres do município, Gabriela Oliveira; e as técnicas da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Tathyana Bernardes e Roberta Mara.

webnário_enfermagem_2.png

Coordenadora do Webnário, Herla Furtado

Em sua fala, Herla Furtado destacou: “Falar sobre violência contra a mulher nos instiga a refletir de que forma nós que ‘somos a universidade’, ‘somos o serviço’, ‘somos também a comunidade’, estamos preparados e sensíveis para prevenir, acolher e desenvolver ações de enfrentamento à violência contra a mulher”.

webnario_enfermagem_3.png

Secretária de Políticas Públicas para Mulheres do município, Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira, gestora da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, esteve presente na abertura e ressaltou a importância dessa parceria, para a melhoria da atenção às mulheres na comunidade, em especial, àquelas em situação de vulnerabilidade.

A docente Ludmila Cavalcante da Universidade Federal do Rio de Janeiro participou de uma mesa de discussão com o tema “Enfrentamento da violência sexual contra a mulher; contextos e desafios”. Ela compartilhou importantes dados sobre a violência contra a mulher na região sudeste do Brasil fazendo um comparativo com o nordeste, e tratou acerca das estratégias de enfrentamento à violência sexual.

O evento também teve o apoio da equipe técnica do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD-UFPI). Os dois dias de diálogo fazem parte do projeto de extensão “Entre Elas: Educação em Saúde para uma atenção integral à Saúde da Mulher”, cadastrado na PREXC-UFPI.