Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGMAT da UFPI tem sua primeira defesa de tese do Doutorado

PPGMAT da UFPI tem sua primeira defesa de tese do Doutorado

Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 21h47

doutoradomatemática-8_1_copy.jpg

PPGMAT tem primeira apresentação de tese de doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) realizou na manhã desta terça-feira (20) a primeira defesa de tese do Doutorado. A solenidade de defesa ocorreu no auditório Afonso Sena (CCN) e contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes e da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo.

Com o Título “Sobre Hipersuperfícies em Espaços Conformemente Plano e Rigidez de Superfícies Capilares", a tese foi defendida pelo doutorando Bruno Vasconcelos, que teve como orientador o professor Barnabé Lima e coorientador professor Paulo Alexandre. A banca examinadora foi composta pelos professores Barnabé Pessoa (UFPI), Luquésio Jorge (UFC), Paulo Alexandre (UFPI), Rondinelle Batista (UFPI).

Bruno é professor do curso de matemática no campus da UFPI de Picos e ingressou na Instituição em 2015. Para ele, o sentimento é de gratidão por ter a oportunidade de apresentar a primeira tese de doutorado do programa, sendo egresso da Universidade. “Fico muito feliz com o trabalho que realizamos durante todos esses anos e extremamente grato com o apoio de todos os professores do departamento”, afirmou o doutorando.

WhatsApp_Image_2022-09-20_at_09.25.26_1.jpeg

Bruno Vasconcelos, doutorando do PPGMAT

Reitor Gildásio Guedes, um dos professores que contribuiram para a criação do Bacharelado em Matemática, além de ter sido chefe do departamento de Matemática, diretor do CCN, destacou a importância desse momento para a Instituição. “Fico feliz com a realização de mais uma conquista para o PPGMAT. Valorizar a matemática é valorizar o capital intelectual da Universidade e lutamos sempre para manter e aumentar a qualidade da nossa Instituição e dos nossos programas de Pós-Graduação”, declarou Gildásio.

doutoradomatemática-4_1.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Programa de Pós-Graduação em Matemática - Acadêmico foi criado em 2009, com a oferta do curso de Mestrado, e, em março de 2019, iniciou a oferta do curso de doutorado. Atualmente, o programa possui 25 professores e tem como áreas de concentração Análise, Geometria e Topologia, e Matemática Aplicada. O PPGMAT também manteve nota 4 na recém-divulgada avaliação quadrienal da CAPES.

Rondinelle Batista, Coordenador do PPGMAT, acredita que a ocasião é um destaque para o programa e para os discentes do curso de graduação. “É uma oportunidade para prestigiarmos o desenvolvimento da Pós-graduação em Matemática e contemplar todos os alunos que fizeram parte da primeira turma de doutorado. Ficamos felizes em trazer esse diferencial para a Matemática da UFPI”, ressaltou.

doutoradomatemática-9.jpg

Rondinelle Batista, Coordenador do PPGMAT

Também estiveram presentes na solenidade de abertura de defesa da tese o diretor e vice-diretor do Centro de Ciências da Natureza, Edmilson Miranda e Jefferson Leite, respectivamente; o Chefe do Departamento de Matemática, Carlos Humberto Soares; Professor João Xavier, um dos fundadores do PPGMAT; além de demais professores, convidados e estudantes.