Reunião com o Reitor da UFPI para tratar sobre projeto social com a prática do skate
Na manhã desta segunda-feira (19), o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, esteve em reunião com o coordenador de Esportes da UFPI, professor Sérgio Galan; o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Duda Musa; e a presidente da Federação Piauiense de Skate, Carla Mata, para tratar sobre uma parceria para o estímulo a projetos sociais envolvendo a prática de skate, nos moldes já desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Paraná.
Reitor Gildásio Guedes, Prof. Sérgio Galan e Duda Musa discutem sobre importância do projeto
Na ocasião, foram visitadas também as instalações do Complexo de Badminton da UFPI. O Reitor frisou a relevância do projeto social, destacando que a UFPI está aberta para contribuir para a sua implantação, que visa a criação do Centro de Referência Olímpica para o Skate.
Sérgio Galan destacou que o esporte pode ser uma das mais poderosas e acessíveis ferramentas de inclusão social e cidadania, e a UFPI, juntamente com a Confederação Brasileira de Skate e o Tribunal de Justiça do Piauí, que será a instituição finaciadora do projeto, que possui abrangência nacional.
Visita ao Complexo de Badminton da UFPI
Em seguida, Sérgio Galan esteve em reunião realizada no Tribunal de Justiça do Piauí, para tratar sobre a parceria. Participaram da reunião o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira; o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Duda Musa; a presidente da Federação Piauiense de Skate, Carla Mata; e o presidente do projeto Cini Skate Social, Orlando Cini.
Reunião discutiu criação de Centro de Referência Olímpica para o Skate
“Nós sabemos que o skate é um dos maiores esportes que nós temos no Brasil em número de praticantes, contudo, ele é praticado em sua grande maioria como lifestyle e não com técnicas e acompanhamentos pedagógicos. Nisso, a Universidade entra com a Confederação Brasileira de Skate para criação de um projeto social, que visa inserir a criança carente ou o menor carente, em um esporte com supervisão e técnicas especiais que a Universidade pode proporcionar. E o Tribunal de Justiça do Piauí será a instituição financiadora do projeto", afirmou Galan.
Segundo o presidente do TJ-PI, José Ribamar Oliveira, a intenção é estreitar os laços institucionais, formando uma parceria que estimule a inclusão social de crianças em situação de vulnerabilidade social por meio do esporte, estimulando também o desenvolvimento de suas aptidões.