Na mesa: Fides Angélica, Prof João Paulo Peixoto, Zózimo Tavares, Elmar Carvalho, Prof Fonseca Neto e Viriato Campelo.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou do Ciclo de Conferência do Bicentenário da Independência do Brasil, realizado pela Academia Piauiense de Letras (APL), nos dias 16 e 17 de setembro. O evento, coordenado pelo Acadêmico Elmar Carvalho, teve como tema a participação do Piauí na independência do Brasil há 200 anos e contou com a colaboração de conferencistas da UFPI como a Prof.ª Teresinha Queiroz e o Prof. Fonseca Neto.
O Vice-Reitor Viriato Campelo acompanhou o segundo dia do evento e falou da importância da participação da UFPI nos debates apresentados sobre os estudos que a Universidade produziu sobre a Independência do Brasil, principalmente a participação do PiauÍ. "Foi muito importante que a Universidade estivesse ali presente. O Piauí teve uma grande participação nesse acontecimento de renome nacional”, afirma.
Nesses dois dias de palestras, foram debatidos e apresentados quatro temas sobre o bicentenário: ‘A Guerra da Independência e a Unidade Nacional’, ‘A onda de saques em Campo Maior na independência do Brasil’, ‘24 de janeiro de 1823: nomes, eventos e significados na História da Independência do Brasil’ com a Prof.ª Teresinha Queiroz e ‘19 de outubro e os projetos da independência’ com o Prof. Fonseca Neto.