Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de Ciclo de Conferência do Bicentenário da Independência do Brasil realizado pela APL
Início do conteúdo da página

UFPI participa de Ciclo de Conferência do Bicentenário da Independência do Brasil realizado pela APL

Imprimir
Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 08h59

WhatsApp_Image_2022-09-19_at_08.00.38_1.jpeg

Na mesa: Fides Angélica, Prof João Paulo Peixoto, Zózimo Tavares, Elmar Carvalho, Prof Fonseca Neto e Viriato Campelo.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou do Ciclo de Conferência do Bicentenário da Independência do Brasil, realizado pela Academia Piauiense de Letras (APL), nos dias 16 e 17 de setembro. O evento, coordenado pelo Acadêmico Elmar Carvalho, teve como tema a participação do Piauí na independência do Brasil há 200 anos e contou com a colaboração de conferencistas da UFPI como a Prof.ª Teresinha Queiroz e o Prof. Fonseca Neto.

O Vice-Reitor Viriato Campelo acompanhou o segundo dia do evento e falou da importância da participação da UFPI nos debates apresentados sobre os estudos que a Universidade produziu sobre a Independência do Brasil, principalmente a participação do PiauÍ. "Foi muito importante que a Universidade estivesse ali presente. O Piauí teve uma grande participação nesse acontecimento de renome nacional”, afirma.

Nesses dois dias de palestras, foram debatidos e apresentados quatro temas sobre o bicentenário: ‘A Guerra da Independência e a Unidade Nacional’, ‘A onda de saques em Campo Maior na independência do Brasil’, ‘24 de janeiro de 1823: nomes, eventos e significados na História da Independência do Brasil’ com a Prof.ª Teresinha Queiroz e ‘19 de outubro e os projetos da independência’ com o Prof. Fonseca Neto.

Fim do conteúdo da página