Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ações da UFPI para valorização do patrimônio arquitetônico de Oeiras é tema de reunião

Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 13h41

O Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, recebeu na manhã de hoje (15), a visita de cortesia do economista Olavo Braz Nunes, criador do Museu do Divino, localizado no Centro Histórico de Oeiras, que esteve acompanhado da professora Teresa Araújo, docente de Planejamento em Saúde da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e uma das criadoras do curso de Medicina da UESPI.

O objetivo da visita foi estreitar laços com a Administração Superior da Universidade em busca de estabelecer parcerias para que a UFPI, por meio de seus cursos, intensifique ações para divulgar o potencial turístico da cidade de Oeiras, promovendo mais valorização e preservação de construções históricas. O município possui o maior conjunto de prédios barrocos do Piauí.

Olavo Braz Nunes, Viriato Campelo e Teresa Araújo durante visita de cortesia

Em um dos muitos casarões que embelezam Oeiras, está o Museu do Divino, criado em 2010, que reserva espaços com um acervo histórico e artístico riquíssimo, com centenas de imagens da arte santeira a retratar o Divino Espírito Santo. A casa de arquitetura colonial, que é propriedade da família de Olavo Nunes, conta com 17 espaços e fica localizada na Praça da Vitória. O espaço apresenta mais de 400 obras de artistas piauienses, peças que Olavo Nunes começou a colecionar ainda em 2004.

Recentemente, o vice-reitor, acompanhado de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, esteve em Oeiras para conhecer o espaço e demais prédios históricos da cidade. A expedição fez parte do cronograma do curso de extensão “Encontro sobre patrimônio histórico edificado: conservação e restauração entre teoria e prática”. Na ocasião, Viriato destacou que a realização do curso demostra a relevância que a extensão tem na Universidade.

WhatsApp Image 2022 08 01 at 08.31.13 copy

Vice-Reitor, professores e alunos em expedição a Oeiras-PI

Para o vice-reitor, a visita de cortesia realizada representa o quanto a Universidade está aberta para estabelecer parcerias no sentido de ampliar suas ações, não ficando restrita apenas a suas atividades departamentais. “A Universidade está junto da comunidade ajudando a desenvolver ações que possam contribuir para o crescimento de todas as áreas”, disse.