Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI marca presença na 12º edição do Salão do Livro de Valença
Início do conteúdo da página

UFPI marca presença na 12º edição do Salão do Livro de Valença

Imprimir
Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h45

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_14.03.37.jpeg

Salão do Livro de Valença já está na 12º edição

De 14 a 17 de setembro, acontece o 12º Salão do Livro de Valença do Piauí (SaLiVa). O evento é realizado pela Universidade Federal do Piauí  (UFPI) e a Fundação Quixote. A Universidade participa do evento também por meio de estande de divulgação e venda de obras da Editora da UFPI. O Salão do Livro de Valença tem como objetivo promover o acesso democrático ao livro e à leitura. 

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_12.21.08.jpeg

Ricardo Ramos, filho do patrono do SaliVa, recebendo homenagem pelo pai, Dr. Chico Ramos

O patrono da 12º edição do evento é o ex-professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Francisco Ferreira Ramos, mais conhecido como Dr. Chico Ramos. Natural de Valença, Dr. Chico Ramos foi pioneiro da neurologia no Piauí, tornando o estado um dos primeiros do nordeste capacitado à realização de cirurgias avançadas no campo da neurologia. Foi diretor do Hospital Getúlio Vargas e participou da criação da Faculdade de Medicina, além de atuar no magistério. 

janeiroroxo-12_copy.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo - Foto: Arquivo SCS

O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, falou sobre a relevância da homenagem e do trabalho de Dr. Chico Ramos na medicina e para a cultura.“O professor Francisco Ramos foi uma pessoa de importância estrondosa na área da saúde e educação.Trouxe avanços excepcionais para o nosso estado quanto à neurocirurgia e é mais do que merecida a homenagem para uma pessoa que foi fundamental na construção do ensino e da assistência à saúde no estado do Piauí”, comentou. 

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_15.44.58.jpeg

Patrono da 12º edição do Salão do Livro de Valença, Francisco Ferreira Ramos

O filho do patrono, Ricardo Ramos, recebeu a homenagem no SaLiVa e agradeceu em nome da família pelo respeito e consideração do evento pelas realizações do pai e contou sobre a vontade em se tornar médico.“Meu pai, quando menino, conheceu um médico e desde então ele sempre seguiu com essa ideia de estudar medicina. Essa homenagem representa respeito à determinação e ao legado que eles nos deixou ”, disse

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_14.03.40_1.jpeg

Filho do Patrono recebendo homenagem do Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes,

ao lado da Superintendente de Comunicação da UFPI, Samantha Castelo Branco

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, destaca que os fatores fundamentais para escolha do homenageado foram a importância do Dr. Chico Ramos não apenas para a cidade de Valença mas para todo o estado do Piauí, seu amor pelos livros e educação; e por ser uma das figuras principais da Universidade como professor.

"Não podíamos deixar de homenageá-lo, ele conseguiu construir uma trajetória de vida não apenas do ponto de vista do estudos, mas uma trajetória pessoal sem deixar de lado suas raízes. Além de escritor, professor e médico, ele era um altruísta que doava sem pedir nada em troca, e isso são fatores motivadores para que o Salão do Livro de Valença reverencie a figura de Dr. Chico Ramos”, finalizou. 

UFPI no SaLiVa

A Universidade Federal do Piauí, além de participar da realização do evento, também marca presença com o estande da Editora Universitária. A comunidade local pode visitar o estande e conhecer um pouco sobre o acervo de livros de produção acadêmica, com pesquisas científicas de níveis de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_14.03.40.jpeg

Estande da EDUFPI no SaLiVa

O diretor da Editora da UFPI, Cleber de Deus, explica a importância da presença da Edufpi em eventos regionais com o SaliVa. “A EDUFPI no Salão do Livro de Valença é fundamental para fomentar a produção acadêmica e aproximar a comunidade a ter uma relação literária com diversas produções que saem da nossa Universidade.” Segundo o diretor, um evento regional como o SaLiVa cria uma integração com o Salipi, que acontece em Teresina, ao difundir a cultura artística literária e acadêmica piauiense.

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_14.03.39.jpeg

O SaLiVa tem em sua programação palestras, com a presença de Cineas Santos, Prof. Luiz Romero Lima e o escritor Fred Elboni. Atrações culturais com shows de artistas do Piauí e Ceará e o Espaço Infantil com contação de histórias e música. Confira a programação completa no site do SaLiVa.  

 

Fim do conteúdo da página