Simulador realístico reproduz experiências da vida real e contribui para a prática em Enfermagem
A prática em cursos da área da saúde é essencial para um aprendizado qualificado. É pensando nisso que os alunos do curso de Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) melhoram seu desempenho, autoconfiança, autoconhecimento, diálogo teórico-prático e habilidades psicomotoras através das aulas práticas com o uso da simulação realística.
O simulador é o mais avançado método de treinamento para profissionais de diversas áreas de atuação. Seu objetivo é reproduzir, por meio de cenários clínicos, experiências da vida real possuindo diversas funcionalidades que simulam um paciente real e proporciona alta fidelidade de comparação com um contexto clínico real. Na sala de aula seu uso abrange simulação de alterações clínicas relacionadas ao sistema respiratório, cardiovascular, digestório, neurológico, gênito-urinário, bem como possibilita o monitoramento dos parâmetros clínicos.
Para as professoras Bruna Karen Cavalcante Fernandes e Ruth Cardoso Rocha, coordenadoras do Laboratório Simulação Avançada em Enfermagem (SIMEN), a simulação permite ao estudante praticar e corrigir seus erros frente a situações do cotidiano clínico, sem riscos ao paciente, e possibilita a melhora do seu desempenho a partir de seus próprios erros, aprendendo a partir das falhas até o acerto. “A simulação realística é uma estratégia de ensino aprendizagem importante para o exercício de competências, possibilita a análise crítica, o estabelecimento de prioridades, a tomada de decisão e o trabalho em equipe para a realização de intervenções com sucesso”, afirmam as professoras.
Estudantes usam simulador realístico para aulas do curso
As aulas práticas com o simulador são realizadas para discentes a partir do terceiro período através do Laboratório Simulação Avançada em Enfermagem. No aprendizado, um cenário é montado no laboratório, podendo utilizar maquiagens e dispositivos médico-hospitalares, o discente recebe o caso clínico a ser simulado, com um tempo para ser analisado, e inicia a cena na sala do cenário clínico. O professor acompanha a simulação da sala de controle e interfere na cena quando necessário. Após a simulação, docentes e discentes discutem os pontos fortes da simulação e os pontos que podem ser melhorados, ambos relacionados aos conhecimentos, habilidades e atitudes demonstradas pelos discentes durante a prática.
Denise Vieira Damasceno, estudante do oitavo período de Enfermagem, considera bastante proveitosa a experiência da prática com o uso do simulador e afirma que é de fato muito realística. “Poder passar por essa experiência na sala de aula foi de uma importância singular para minha formação e tenho certeza que contribuirá grandiosamente com a formação dos colegas dos períodos iniciais”, declarou a estudante.
Denise Vieira Damasceno, estudante de Enfermagem do Campus de Floriano