A Universidade Federal do Piauí disponibiliza aos coordenadores de cursos de graduação os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, referente ao Ano II do Ciclo Avaliativo, e de dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados com base no desempenho dos estudantes: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).
Os resultados foram apresentados na segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Trata-se da primeira avaliação após a adoção de medidas de combate à pandemia da covid-19.
O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. O IDD é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação.
55% dos cursos da UFPI têm bom conceito
Na UFPI, dos 40 cursos de graduação avaliados, presencial e a distância, 55% obtiveram bom conceito, com notas Enade e IDD acima de 3, em uma escala que vai de 1 a 5. Na Instituição, oito cursos, dos campi de Teresina e Picos, alcançaram Conceito Enade 4.
O Curso de Letras com Habilitação em Inglês e Literaturas da Língua Inglesa, do Campus de Teresina, obteve a maior nota Enade de toda a UFPI, alcançando 3,67 e Conceito 4. Já o Curso de Sistemas de Informação, do Campus de Picos, teve destaque ao conquistar a maior nota IDD de toda a Instituição, Conceito 4 e nota 3.11.
A Coordenadora de Avaliação e Estatística, profa. Edna Magalhães, destaca que “a avaliação foi muito peculiar, porque foi realizada no contexto da pandemia da covid-19 e revelou as dificuldades que as IES tiveram que enfrentar, os desafios das aulas remotas, bem como a superação dos estudantes em um momento tão desafiador”.
Confira os índices de qualidade da educação superior conquistados pelos Cursos da UFPI no Enade 2021
Em todo o Brasil, foram avaliados os cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; e áreas afins; cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Humanas e áreas afins, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; e cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Parabenizando a todos que participaram, a profa. Edna Magalhães falou sobre a importância dos coordenadores de cursos estarem atentos aos Conceito Enade e IDD, tomando-os como base para reverem as práticas, buscando sempre o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade da educação. “Que seja um estímulo para continuarem buscando a valorização de seus cursos. E para aqueles que atingiram um bom conceito, que continuem trabalhando no sentido de assegurar que os alunos tenham uma educação de qualidade”, destacou.
Além de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, identificando as áreas de conhecimento que podem ser aperfeiçoadas e subsidiar ações visando à melhoria da qualidade das disciplinas oferecidas, os dados do Enade compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é avaliado pelo Conceito Enade (20%), IDD (35%), Questionário do estudante (15%) e Perfil do corpo docente (mestres, doutores e regime de trabalho) (30%); e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), cujos resultados estão previstos para serem divulgados em dezembro deste ano.
Esta edição do Enade teve 492.461 estudantes inscritos, dos quais 74% eram para licenciatura, que abrangeu 17 das 30 áreas avaliadas, 19% para bacharelado (dez áreas) e 7% de cursos tecnológicos (três áreas). O exame foi aplicado em 22.671 salas de aula localizadas em 1.409 municípios.
Os resultados estão disponíveis no site do Inep. Para acessá-lo, clique aqui.