Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mais da metade dos cursos de graduação da UFPI avaliados no Enade 2021 alcançam bom conceito

Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 11h20

WhatsApp Image 2022 09 14 at 08.16.33

A Universidade Federal do Piauí disponibiliza aos coordenadores de cursos de graduação os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, referente ao Ano II do Ciclo Avaliativo, e de dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados com base no desempenho dos estudantes: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

Os resultados foram apresentados na segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Trata-se da primeira avaliação após a adoção de medidas de combate à pandemia da covid-19.

O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. O IDD é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação.

55% dos cursos da UFPI têm bom conceito

Na UFPI, dos 40 cursos de graduação avaliados, presencial e a distância, 55% obtiveram bom conceito, com notas Enade e IDD acima de 3, em uma escala que vai de 1 a 5. Na Instituição, oito cursos, dos campi de Teresina e Picos, alcançaram Conceito Enade 4.

O Curso de Letras com Habilitação em Inglês e Literaturas da Língua Inglesa, do Campus de Teresina, obteve a maior nota Enade de toda a UFPI, alcançando 3,67 e Conceito 4. Já o Curso de Sistemas de Informação, do Campus de Picos, teve destaque ao conquistar a maior nota IDD de toda a Instituição, Conceito 4 e nota 3.11.

A Coordenadora de Avaliação e Estatística, profa. Edna Magalhães, destaca que “a avaliação foi muito peculiar, porque foi realizada no contexto da pandemia da covid-19 e revelou as dificuldades que as IES tiveram que enfrentar, os desafios das aulas remotas, bem como a superação dos estudantes em um momento tão desafiador”.

Confira os índices de qualidade da educação superior conquistados pelos Cursos da UFPI no Enade 2021

Em todo o Brasil, foram avaliados os cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; e áreas afins; cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Humanas e áreas afins, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; e cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

Parabenizando a todos que participaram, a profa. Edna Magalhães falou sobre a importância dos coordenadores de cursos estarem atentos aos Conceito Enade e IDD, tomando-os como base para reverem as práticas, buscando sempre o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade da educação. “Que seja um estímulo para continuarem buscando a valorização de seus cursos. E para aqueles que atingiram um bom conceito, que continuem trabalhando no sentido de assegurar que os alunos tenham uma educação de qualidade”, destacou.

Além de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, identificando as áreas de conhecimento que podem ser aperfeiçoadas e subsidiar ações visando à melhoria da qualidade das disciplinas oferecidas, os dados do Enade compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é avaliado pelo Conceito Enade (20%), IDD (35%), Questionário do estudante (15%) e Perfil do corpo docente (mestres, doutores e regime de trabalho) (30%); e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), cujos resultados estão previstos para serem divulgados em dezembro deste ano.

Esta edição do Enade teve 492.461 estudantes inscritos, dos quais 74% eram para licenciatura, que abrangeu 17 das 30 áreas avaliadas, 19% para bacharelado (dez áreas) e 7% de cursos tecnológicos (três áreas). O exame foi aplicado em 22.671 salas de aula localizadas em 1.409 municípios.

Os resultados estão disponíveis no site do Inep. Para acessá-lo, clique aqui.