Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Painel "Direito à Educação: desafios para as políticas públicas em contexto" é realizado na UFPI

Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 13h50

CCE_-_PAINEL-14.jpg

Mesa de abertura do painel "Direito à Educação: desafios para as políticas públicas em contexto"

O painel "Direito à Educação: desafios para as políticas públicas em contexto", que está mobilizando organizações da sociedade civil para o compromisso com um financiamento à educação do país, foi aberto na tarde desta terça-feira (13), no Auditório do Centro de Ciências da Educação da UFPI. O evento aconteceu em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A abertura oficial contou com a participação da Coordenadora de Avaliação e Estatística, Profª Edna Magalhães, que na ocasião esteve representando o Reitor Gildásio Guedes; da Profª Marlúcia Menezes, coordenadora do Comitê Estadual da Campanha Nacional; da Profª Eliana de Sousa Alencar, diretora do CCE da UFPI; além de professores e pesquisadores.

CCE_-_PAINEL-25.jpg

Coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda

Após a solenidade de abertura, foi realizada a palestra ministrada pela coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, com o tema "Direito à Educação: desafios para as políticas públicas em contexto". Na ocasião, a palestrante destacou que essa é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação no Brasil.

“São vários temas relacionados à educação que precisam ser discutidos, mas eu quis trazer informações que mostrem a nossa realidade para sensibilizar para o tamanho do desafio e da responsabilidade que a gente tem diante dessas eleições que acontecem daqui a pouco”, disse.

CCE_-_PAINEL-21.jpg

O painel foi acompanhado por alunos e professores, que compareceram ao Auditório do CCE

Logo em seguida, a Profª Lucineide Barros, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), conduziu momento destinado a debater a “Conjuntura estadual e o panorama da situação educacional no Piauí”.

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma articulação de organizações da sociedade civil e do campo da Educação Básica, cujo principal desafio é somar diferentes forças políticas pela efetivação dos direitos educacionais garantidos por lei para que todos tenham acesso a uma educação pública de qualidade.