Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestras e apresentações de projetos marcam primeiro dia da II Jornada Científica do PPGTAIR

Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 12h34

PPGTAE-8.jpg

Mesa de Honra da II Jornada Científica do PPGTAIR

Com realização de palestras e avaliação de projetos de mestrado e doutorado por pesquisadores de renome nacional, a II Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR) iniciou nesta terça-feira (13). O evento acadêmico vai até o dia 15 de setembro e acontece presencialmente no auditório do núcleo de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

PPGTAE-4.jpg

II Jornada Científica do PPGTAIR inicia no auditório da pós-graduação do CCA

A coordenadora do PPGTAIR, Prof. Socorro Cruz, destaca a relevância do evento tanto para pesquisadores, professores e alunos quanto para o Centro como um todo. Por meio da apresentação dos trabalhos em andamento na pós-graduação e após as avaliações pelas bancas, cada pesquisa será aprimorada, com contribuições de pesquisadores de várias universidades do Brasil. “É importante o olhar externo sobre os trabalhos, para que sua qualidade e excelência sejam garantidos”, destaca a coordenadora.

PPGTAE-10.jpg

Profa. Socorro Cruz, coordenadora do PPGTAIR

Os projetos de mestrado e doutorado apresentados durante a II Jornada Científica serão oficialmente defendidos em 2023. A Prof. Socorro Cruz explica que entre o evento e a apresentação oficial os pesquisadores poderão aprimorar seus trabalhos e resultados, de acordo com as colaborações dos avaliadores convidados. A coordenação espera aumentar a nota do PPGTAIR junto à CAPES; atualmente o programa é avaliado com nota 4.

Jackellyne Geórgia Leite é estudante do doutorado da pós-graduação e apresentará parte do seu trabalho durante a Jornada. Ela é pesquisadora da linha de diagnósticos e terapêutica, e em sua tese, trabalha especificamente com o vetor da doença leishmaniose visceral. “A jornada é uma oportunidade única de trocar experiências e orientações com pesquisadores de outros campi, o que possibilita um olhar diferenciado sobre a minha pesquisa”, comenta a doutoranda.

PPGTAE-16.jpg

Jackellyne Geórgia Leite, doutoranda do PPGTAIR

Após a solenidade de abertura, foi realizada a palestra ministrada pelo Prof. Rinaldo Aparecido Mota, com o tema “Critérios de avaliação do Programas de Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária”. O palestrante é coordenador dos Programas de Pós-Graduação da área de Medicina Veterinária, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - quadriênio 2018 a 2022.

PPGTAE-14.jpg

Palestra ministrada pelo Prof. Rinaldo Mota na abertura do evento

Também estiveram presentes no programação de abertura, compondo a mesa de honra, o Prof. Michel Muálem, presidente da Comissão Organizadora do evento; Prof. Francisco de Assis Nascimento, coordenador de Programas Stricto Sensu da UFPI, representando o reitor e a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação; Prof. Natanael Pereira Santos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical, representando o diretor do CCA.

Confira AQUI a programação completa da II Jornada Científica do PPGTAIR.