Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campanha estimula consumo consciente e sustentável de energia elétrica na UFPI
Início do conteúdo da página

Campanha estimula consumo consciente e sustentável de energia elétrica na UFPI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 17h03

energia_capa.png

A Universidade Federal do Piauí continua as ações da campanha “UFPI, Consumo Consciente: Acenda essa ideia!”. A proposta é engajar a comunidade acadêmica a mudar rotinas e ter novos hábitos para evitar o desperdício de energia elétrica. Materiais educativos apresentam orientações simples que fazem diferença na hora de frear o consumo desnecessário de energia. 

energia_3.png

Algumas orientações presentes na campanha versam sobre a importância de desligar equipamentos quando não estiverem em uso e aproveitar ao máximo a iluminação natural. Para ilustrar, é dado o exemplo dos monitores: eles economizam cerca de 70% de energia quando estão desligados. 

A campanha é desenvolvida pela Superintendência de Comunicação (SCS/UFPI), em parceria com a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE/UFPI), Pró-Reitorias de Planejamento (PROPLAN) e Administração (PRAD) e a Prefeitura Universitária (PREUNI). A Presidente da CICE, Cristiana Leite, explica que a campanha foca no redesenho de hábitos, na adoção, também nos ambientes da Universidade, de preocupações simples que muitas vezes já se tem em casa. "Não se trata de racionamento, mas sim de garantir boa produtividade nas atividades da UFPI, com menor consumo elétrico", explica a presidente. 

O Pró-Reitor da PROPLAN, Luís Carlos Sales, enfatiza que a campanha chama a comunidade para adoção permanente de rotinas mais sustentáveis no uso da energia "O uso racional e consciente de energia é uma prática que precisa de muitos seguidores, tanto em momentos de crise como de abundância financeira. Devemos acender esta ideia e desligar tudo que for desnecessário", declara.

A Prefeitura Universitária (Preuni) também tem tomado providências para contribuir com uso racional de energia elétrica. As lâmpadas incadescentes e fluorescentes estão sendo gradualmente substituídas por lâmpadas de LED, modelo que além de economizar de 50% a 80% em relação aos tradicionais, também implica menor emissão de carbono.

Em toda a Universidade, à medida que surgem demandas, ocorre a substituição pelos modelos mais econômicos.Pensando em demandar menor consumo de energia, a prioridade é adquirir aparelhos de ar-condicionado com Classificação A de eficiência energética. As ações incluem ainda manutenção da rede elétrica. 

A campanha tem duração indeterminada. A Universidade entende que o consumo consciente é uma necessidade permanente em todos os ambientes e, principalmente, em grandes instituições como a UFPI. A partir dessas medidas, e com o engajamento da comunidade acadêmica, a Administração Superior mantém diálogo e aproximação com os segmentos universitários para que, juntos, todos possam colaborar com o funcionamento sustentável da Instituição.

Confira alguns cards com orientações da Campanha:

emergia_4.png

energia_4.png

energia_5.pngenergia_2.png

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página