Na manhã desta segunda-feira (12), o Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco da abertura do II Seminário Estadual de Enfrentamento à Hanseníase. O evento segue em alusão ao dia do enfrentamento à hanseníase no Piauí e ao Janeiro Roxo, camapanha que se espalha em um ano inteiro de mobilização e promoção de atividades educativas relacionadas à doença. A solenidade é promovida pela UFPI em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Ação Social Arquidiocesana (ASA) e com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).
O Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, destacou como objetivo principal do evento chamar atenção de toda sociedade piauiense que a hanseníase é uma enfermidade tratável. “Esse não é um trabalho que começa aqui, e sim deve ter parceria de todos os setores da sociedade, para o conhecimento e informação de todos. Precisamos melhorar nossos índices de uma doença que tem tratamento, que é a hanseníase”.
Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo
Segundo a Coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim o seminário tem também por finalidade atualizar profissionais e acadêmicos na área da saúde no enfrentamento da hanseníase. “A hanseníase é uma doença muito negligenciada no Brasil, então precisamos fortalecer essas ações. Qualificar nossos profissionais e acadêmicos para que possam atuar com diagnósticos precoces e assim no melhoramento dos tratamentos e até da cura da doença”, disse.
Coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim
O II Seminário Estadual de Enfrentamento à Hanseníase acontece durante toda essa segunda-feira no Cine Teatro da UFPI.
Confira a programação completa do evento.