Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centro de Tecnologia da UFPI recebe carreta que promove capacitação em energias renováveis

Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 16h17

CARRETA_ROAD_SHOW_CT-22.jpg

Carreta utilizada pelo projeto Road Show, da ABGD

Alunos do ensino médio e universitários, bem como toda a comunidade teresinense, têm a oportunidade de aprender e ampliar conhecimentos a respeito de energias renováveis, por meio da presença de uma carreta que promove capacitação em energia solar por todo o Brasil. Em Teresina, a carreta está no Centro de Tecnologia, do campus sede da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A carreta faz parte do projeto “Road Show ABGD”, idealizado pela Associação Brasileira de Geração Distribuída e patrocinado por intituições e empresas. A iniciativa nasceu em 2012 e tem o objetivo de promover aprendizagem sobre energia solar, em todas as regiões brasileiras.

CARRETA_ROAD_SHOW_CT-38.jpg

Reitor Gildásio Guedes durante a palestra de abertura do projeto

Durante o recebimento da primeira turma, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, fez uma visita à carreta e acompanhou os alunos em uma palestra de abertura do projeto. Ele destacou que a Universidade é uma grande incentivadora e defensora da utilização de fontes renováveis de produção de energia. “A passagem desta carreta, na capital, por meio da mediação da Universidade Federal do Piauí, é de suma importância, e fico feliz que o nosso espaço seja usado para proporcionar aos alunos as diversas possibilidades do uso de fontes alternativas, além da promoção de conhecimento e tecnologia”, enfatizou o reitor.

A programação teve início nesta manhã (12/09) e segue até quinta-feira (15/09). A ação irá capacitar o total sete turmas, distribuídas nos turnos manhã e tarde, que terão experiência de conhecer de perto como funciona a utilização de fontes renováveis, dentro de uma carreta.

Das turmas, três são dedicadas a Iniciantes e quatro para Integradores, pessoas que já conhecem um pouco sobre o assunto. Com cerca de mais de 150 inscritos, dentre eles, alunos da UFPI, do IFPI, da Uespi, dentre outras instituições, a expectativa é receber 25 alunos em cada turma. Além disso, as inscrições são gratuitas e seguem abertas no site Sympla, a organização do projeto pede apenas 1kg de alimento, que será doado para uma instituição de sua escolha.

A iniciativa da Road Show, que apoia a popularização do conhecimento sobre energias limpas, está alinhada à atuação da Administração Superior da UFPI. A Universidade busca, por meio de uma campanha em seus campi, incentivar o uso racional de energia.  A Instituição investe também na produção de energia solar como forma de dispor de energia limpa para suas atividades. "É muito importante que os alunos, futuros profissionais da área, sejam imensos nessas novas ideias, conscientizando mais pessoas a desenvolver projetos nessa linha. O uso racional dos recursos é fundamental, exatamente a bandeira levantada pela Instituição também em sua Campanha de Economia de Energia", diz o vice-presidente da Comissão Interna de Conservação de Energia da UFPI - CICE, Luis Gustavo Souza, docente de Engenharia Elétrica e Coordenador de Obras, da Prefeirtura Universitária.

CARRETA_ROAD_SHOW_CT-32.jpg

A primeira turma do projeto, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPI

CARRETA_ROAD_SHOW_CT-16.jpg

Priscila Alves, Engenheira eletricista do projeto "Road Show"

Priscila Alves, mestre na área de energia e doutora em energia elétrica, é professora do projeto “Road Show”. Ela destaca que a intenção da ABGD, através deste projeto, é ministrar palestras e treinamentos, envolvendo energia solar. “Viajamos o Brasil inteiro ministrando estes cursos e também falando sobre oportunidades de mercado, bem como técnicas de implementação de energia solar e conhecimentos acerca de geração híbrida também”, acrescentou. Como primeiro contato com a turma, Priscila ministrou uma palestra sobre o transporte de energia elétrica, o uso de fontes alternativas e o que os outros países estão fazendo para ampliar o consumo de energias renováveis, mais especificamente a solar.

CARRETA_ROAD_SHOW_CT-47_copy.jpg

Flavia Braga, aluna de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFPI

Para os inscritos no projeto, a expectativa de expandir os conhecimentos nesta área é animadora. “É um assunto que está muito em alta, no mundo todo, e muitas pessoas ainda o desconhecem e o conhecimento do modelo de energia solar vai ajudar não só o consumidor, mas o planeta todo.”, conta a pós-graduanda em Energia Solar pela UFPI, Flavia Braga.

CARRETA_ROAD_SHOW_CT-42.jpg

Diretor do Centro de Tecnologia  da UFPI durante  a primeira palestra do projeto

Para o diretor do CT, Marcos Lira, o projeto irá trazer benefícios aos alunos do centro e de outra instituições que participam das ações.

Atualmente a carreta percorre algumas cidades da região do Nordeste e após a finalização do projeto em Teresina, pretende seguir para Fortaleza.

Confira mais imagens da carreta:

CARRETA_ROAD_SHOW_CT.jpg

CARRETA_ROAD_SHOW_CT-4.jpg