Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Serviço Pedagógico do NAE de Picos lança cartilha sobre Aprendizagem Autorregulada

Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 10h27

Aprendizagem Autorregulada quadrado

O Serviço Pedagógico do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lançou a Cartilha: "Aprendizagem Autorregulada".

Dentre as ações socioeducativas, de acompanhamento e orientação aos estudantes beneficiários da PRAEC, o Serviço Pedagógico(SEPE) do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) tem o compromisso de produzir e socializar semestralmente materiais educativos que possam colaborar com a formação e sucesso acadêmico da comunidade ufpiana.

Neste semestre, o SEPE traz como publicação, uma cartilha que aborda como temáticaa Autorregulação da Aprendizagem. De acordo com a pedagoga Elisiene Borges, o conteúdo da cartilha é um convite para que os estudantes reflitam sobre seus comportamentos diante do processo de estudar compreendendo que a aprendizagem requer muito mais do que estar presente em sala de aula.

Na perspectiva da aprendizagem autorregulada o estudante deve ser corresponsável pelo aprender a aprender. Neste sentido, há que se cuidar do planejamento dos estudos, reconhecer e aplicar as estratégias de aprendizagens adequadas, monitorar, avaliar o próprio desempenho, bem como regular os estados emocionais e motivacionais.

A cartilha apresenta suscintamente o conceito de aprendizagem autorregulada, orientações sobre como organizar os estudos e estratégias de autorregulação para serem aplicadas durante a vida acadêmica.

O material é publicado em PDF, sendo disponibilizado através do instagram do NAE (@naecshnb)

Clique aqui para a Cartilha: "Aprendizagem Autorregulada".