Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Saiba como foi a etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica realizada na UFPI

Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 22h49

WhatsApp_Image_2022-09-09_at_13.47.16.jpeg

Competição ocorreu no último final de semana

Foi realizada no domingo (04/09), o último dia da etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica 2022 (OBR). A competição de âmbito regional, teve início no dia 3 de setembro e ocorreu na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no espaço Noé Mendes. O objetivo do evento é instigar os jovens às carreiras cíentifico-tecnologicas, identificar talentos e promover conhecimento, bem como aprendizagem nos estudantes brasileiros.

No evento, foram selecionadas as equipes do Piauí que irão competir na Etapa Nacional da Competição Brasileira de Robótica, que acontecerá em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 17 a 22 de outubro deste ano. Após esse período, a competição seguirá para Etapa Internacional. A equipe vencedora da competição em nível nacional, representará o Brasil no Mundial da Robocup, na categoria  RoboCupJunior Rescue Line.

A seleção entre as equipes piauienses ocorreu por meio de provas da Modalidade Prática, que foram divididas em Níveis 1 e 2. A Modalidade Nível 1, contou com a participação de oito equipes, com seis destas representando a cidade de Teresina e as cidade de Parnaíba e Picos, foram representadas cada uma por uma equipe, respectivamente.

WhatsApp_Image_2022-09-09_at_13.47.09.jpeg

Estudante do Colégio Diocesano, de Teresina, durante a competição prática

Durante a competição prática Nível 1, os participantes tiveram que programar os robôs para cumprirem um percurso de resgate e salvamento de um objeto até um setor demarcado, dentro de três minutos. Os robôs deveriam fazer essa simulação em três arenas diferentes, as quais aumentavam o grau de dificuldade, de forma crescente. A equipe vencedora na Modalidade Prática Nível 1 foi a equipe “Robotop” do Colégio São Francisco de Sales - Diocesano, de Teresina.

WhatsApp_Image_2022-09-09_at_13.47.24.jpeg

Estudantes da Escola Senador Nilo Coelho - Sesi, de Picos, na etapa estadual da Olímpiada

Na Modalidade Prática Nível 2, participaram cinco equipes de Teresina, uma equipe de Parnaíba e uma de Picos. Na competição Nível 2 foram utilizados outros modelos de robôs, feitos com materiais diferentes, que cumpriram a mesma simulação de resgaste e salvamento, dentro de três minutos. Nesta Modalidade, a vencedora foi a equipe “Os Caios”, da Escola Senador Nilo Coelho - Sesi, de Picos.

A realização da Olimpíada contou com a participação dos alunos de Ciências da Computação e Engenharia Elétrica da UFPI, além da presença de professores como juízes; do coordenador estadual da OBR, Luís Gustavo; e do Coordenador do evento, professor do curso de computação, Antônio Helson.

Confira a programação da Etapa Nacional da Competição Brasileira de Robótica

Confira a programação da Etapa da Competição em Nível Internacional