Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Educação Física realizam atividade de extensão em alusão ao Dia dos Primeiros Socorros

Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 13h47

Extensionistas_orientam_os_escolares_a_realizarem_a_manobra_de_Heimlich.jpeg

Estudantes extensionistas ensinam noções de primeiros socorros. Foto cedida pelo Departamento de Educação Física da UFPI

Estudantes do Curso de Educação Física e membros do Programa de Extensão Educação em Primeiro Socorros da Universidade Federal do Piauí (UFPI)  visitaram a Escola Municipal Noé Araújo Fortes, em Teresina, para realização de atividades de treinamento em primeiros socorros com alunos e professores. A oportunidade faz referência ao 10 de setembro, Dia Mundial dos Primeiros Socorros. A data é o momento para destacar os primeiros socorros e realizar campanhas de capacitação da população em geral.

Durante a visita, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) apresentaram uma dramatização da situação de engasgo e discutiram com os escolares a situação de risco envolvida, bem como a prevenção e as medidas que devem ser tomadas de imediato. A manobra de Heimlich foi ensinada às crianças, professores e funcionários da escola. Esta manobra promove o desengasgo e pode salvar vidas.

Manobra_de_Heimlich_sendo_executada_por_um_adulto_em_uma_crinça.jpg

Escolares treinam manobras de primeiros socorros. Foto cedida pelo Departamento de Educação Física da UFPI

A Professora Erisnalda, diretora da Escola, participou ativamente da capacitação e pontuou que estes ensinamentos são de grande utilidade para todos que trabalham com crianças.

Para Lucas Gabriel, discente do curso de Educação Física e extensionista voluntário, a ação permitiu cumprir com uma das metas do Programa visando a comunidade externa e possibilitou ampliar sua visão de atuação do licenciado.

Segundo a professora Dionis Machado, coordenadora do Programa de Extensão, outras ações serão desenvolvidas visando conhecer os acidentes mais prevalentes nas escolas da região para capacitar um número maior de professores da rede municipal.