Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Servidor técnico em música da UFPI é premiado em concurso de música na Itália
Início do conteúdo da página

Servidor técnico em música da UFPI é premiado em concurso de música na Itália

Imprimir
Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 13h46

photo-2022-09-05-09-56-33.jpg

Técnico da UFPI, Marcelo Moreno, conquista prêmio em evento de música na Itália

O servidor técnico lotado no Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marcelo Moreno, obteve o prêmio de primeiro lugar na categoria Música de Câmara no International Classic Web Competition 2022. A competição internacional de música clássica foi realizada de maneira remota, promovida pela Associazione Musicale Dionisio, sediada na cidade de Savona, na Itália.

Marcelo Moreno se apresentou em duo camerístico de violoncelo e piano ao lado do pianista Lucas Bojikian, interpretando repertório dedicado ao compositor argentino Astor Piazzolla. Sua performance pode ser visualizada aqui.

Além de servidor técnico em música da UFPI, Marcelo é também discente do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na subárea de Práticas Interpretativas, em que recebe orientação artístico-acadêmica do Prof. Felipe Avellar de Aquino. No programa, ele produz pesquisa sobre a obra do compositor paraibano José Siqueira. 

A terceira edição do International Classic Web Competition ocorreu entre os dias 10 e 18 de julho, dividido nas categorias piano, violão, canto lírico e música de câmara (de duo a quintetos) e contou com membros do júri da cidade de Gênova, Savona e Tarento, na Itália, incluindo musicistas do importante Teatro Carlo Felice e do Conservatório Nicòlo Paganini de Gênova. Dentre os membros do júri estavam Roberto Mingarini (Presidente), Cinzia Bartoli, Ivana Oliva, Angelo Marchese e Claudio Ottino. 

O concurso artístico tem o intuito de oferecer visibilidade a jovens musicistas e foi implementado durante a pandemia, devido às dificuldades de realização plena das atividades artístico-culturais. A competição teve a presença de artistas italianos e de de outros países.

*Com informações de PPGM/UFPB.

Fim do conteúdo da página