Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão do NUEPES entrega escovódromo para escola municipal
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão do NUEPES entrega escovódromo para escola municipal

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Sorriso largo estampado em pequenos rostos. Foi esse o semblante reconhecido nos alunos da Escola Municipal Pe. Angelo Imperialli - Vila Amazônia, zona leste de Teresina - na manhã desta sexta-feira (13). Como parte do projeto de extensão do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o Sistema Único de Saúde (NUEPES-SUS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a instituição de ensino foi escolhida para receber o primeiro escovódromo para escolas municipais de Teresina.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da estrutura a Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES); Prof.ª Dr.ª Zulmira Lucia de Oliveira, representante da Pró-Reitoria de Extensão (PREX); Prof.ª Rosilane Machado, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC); e a Prof.ª Dilza Lopes dos Santos, diretora da Escola Pe. Angelo Imperialli.

O estudo é fruto de uma parceria entre a UFPI e a direção da escola, e tem por objetivo viabilizar o diagnóstico e a avaliação da saúde bucal e a prevenção de doenças em crianças e adolescentes de escolas públicas municipais de bairros periféricos da capital. O projeto focaliza a avaliação nutricional dos jovens por meio do Índice de Massa Corpórea (IMC) e o exame da saúde bucal por meio do levantamento epidemiológico.

Além de proporcinonar condições adequadas à higiene e um melhor acompanhamento da saúde bucal das crianças, a instalação de um escovódromo visa, também, instigar estudantes para o cuidado diário com a higiene dos dentes.

Segundo a Prof.ª Rosilane Machado, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a ação é importante para as escolas municipais. "Esse projeto vem fortalecer o trabalho importantíssimo de saúde e higiene junto às crianças, infelizmente esse trabalho em casa, de certa forma fica comprometido. Seria importante que não somente a escola Angelo Imperialli recebece esse projeto, e a secretaria municipal de educação está disponível para a universidade e outras instituições para que sejam acolhidas junto a nossas escolas a fim de efetivar o projeto", afirmou Rosilane.

A Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), falou sobre a importância da ação e o futuro do projeto. "O foco maior da instalação do escovódromo é buscar a sensibilização para a importância da saúde bucal. O próximo passo será a intervenção na saúde com ações curativas", disse a coordenadora do NUEPES.  

 

Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho, coordenadora do NUEPES

A Prof.ª Dilza Lopes dos Santos, diretora da escola, falou sobre o impacto positivo da ação junto aos alunos e à comunidade. "Tenho certeza que essa ação causará um impacto positivo não somente na comunidade, mas em Teresina. Esperamos que esse projeto se estenda a outras escolas", comentou.

A Prof.ª Dilza Lopes dos Santos, diretora

 

Fim do conteúdo da página