Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Organizada pela UFPI, Olímpiada Nacional de Ciência premiará desempenho do público feminino
Início do conteúdo da página

Organizada pela UFPI, Olímpiada Nacional de Ciência premiará desempenho do público feminino

Imprimir
Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2022, 09h33

meninasprovaonc.webp

 Foto/ divulgação: ONC. 

Com organização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022 conta com forte incentivo para o público feminino na competição. Neste ano, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) premiará meninas estudantes de escolas públicas melhor qualificadas das cinco regiões do País na ONC. A premiação será realizada no dia 23 de novembro, em Brasília, vinculada aos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Além da premiação das meninas para 2022 e 2023, a parceria entre a ONC e UNFPA também estipulou compromissos programáticos para a edição do próximo ano. As metas visam promover a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e meninas e de pessoas jovens com deficiência. Assim, a partir de 2023, será promovida nas provas da ONC uma abordagem transversal com enfoque em direitos humanos, saúde reprodutiva, violência baseada no gênero e alternativas para a juventude.

Em 2022, a ONC conta com mais de 3 milhões de inscritos distribuídos em mais de 4.500 municípios do Brasil, sendo quase 50% referente a meninas.

Participam da competição estudantes de escolas públicas e particulares do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, 4° ano do ensino Técnico e alunos do EJA cursando estas séries.

A ONC inicia amanhã (9/09) e segue até sexta (10) a segunda fase da competição. A primeira etapa foi realizada entre os dias 18 e 20 de agosto.

Olímpiada Nacional de Ciência

Organizada pela UFPI, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e patrocínio da Petrobrás, a competição integra o Programa Ciência na Escola (PCE), que tem como objetivo incentivar o interesse pela ciência entre os jovens no Brasil.

A ONC nasceu a partir de um projeto de extensão da UFPI, cadastrado desde o ano de 2016, que se transformou em um grande evento de incentivo à ciência a nível nacional.

Atualmente, a ONC é o segundo maior evento de Olímpiada do Conhecimento no Brasil, ficando atrás apenas da OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Mais informações em: https://www.onciencias.org/

Com informações do site UNFPA.

 

Fim do conteúdo da página