Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NESP/UFPI promove lançamento do Pet Saúde: Assistência e Gestão 2022-2023

NESP/UFPI promove lançamento do Pet Saúde: Assistência e Gestão 2022-2023

Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 21h36

PETSAUDE22-22.jpg

Alunos e professores participam do lançamento oficial do PET Saúde 2022-2023

Aconteceu na tarde desta terça-feira (06/09), no Auditório do Curso de Farmácia da UFPI, o lançamento e a apresentação ao público do Pet Saúde: Assistência e Gestão 2022-2023. O evento marca o início oficial das atividades do projeto, onde os alunos da área da saúde poderão exercer suas funções nos cenários de prática nos centros de saúde da regional leste da capital.

Estimulado pelo Ministério da Saúde e realizado a partir de uma cooperação técnica entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), o PET-Saúde é uma política responsável por promover a formação profissional de estudantes de todos os cursos da área da saúde da UFPI, além dos cursos de Medicina Veterinária e Serviço Social junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

PETSAUDE22-11.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Durante o programa, os alunos selecionados contarão com a supervisão de professores tutores e de preceptores (responsáveis na área médica por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento nas especialidades de um hospital). Na oportunidade, representando o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o vice-reitor Viriato Campelo destacou que o Pet Saúde ajuda a levar mais conhecimento e aperfeiçoamento para os alunos.

“Isso comprova que o ensino fora dos muros da instituição também ajuda os nossos alunos a se desenvolverem para que se tornem excelentes profissionais”, destacou.

PETSAUDE22-5.jpg

Coordenadora do Pet Saúde: Assistência e Gestão, Waleska Albuquerque

A coordenadora do Pet Saúde: Assistência e Gestão, Waleska Albuquerque, destacou a importância da colaboração com a FMS, que oferece as condições necessárias para que os estudantes possam exercer suas funções nos cenários de prática.

“Nós aqui da UFPI já aprovamos projetos do Pet Saúde há 10 anos e posso dizer que ao longo de todos esses anos pudemos contar com essa parceria da FMS, que tem sido de fundamental importância, pois sem ela não conseguimos aproveitar os cenários de prática aos nossos alunos e nem inseri-los no SUS”, disse.

Na ocasião, além do lançamento do Pet Saúde, também foi realizada a celebração do Planejamento Regional Integrado (PRI), projeto que é fruto da cooperação técnica entre a Sesapi e a UFPI. Os dois projetos ajudam a demarcar o papel e a participação da Universidade no fortalecimento dos futuros profissionais da saúde e do SUS.

PETSAUDE22-9.jpg

De acordo com a Profª Lúcia Vilarinho, coordenadora do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UFPI, o Pet Saúde é uma excelente oportunidade para a inserção dos alunos nos cenários de prática, como as UBSs, ambulatórios e hospitais.

“Nesses locais, eles podem aprender o ofício de um profissional da saúde na prática. E esse ganho não é só para a Universidade, pois à medida que o aluno exercita, ele também contribui para um atendimento em saúde melhor para a população”, explicou.

PETSAUDE22-19.jpg

Sâmia Barros representou a Fundação Municipal de Saíde (FMS) no lançamento

Para Sâmia Barros, que representou a FMS no lançamento, a parceria é benéfica tanto para os alunos quanto para a comunidade externa à Universidade.

"Esse projeto é muito importante e estratégico, uma vez que ele vai fomentar a mudança nas formações para realmente atender as necessidades dos usuários do SUS", explicou.