Solenidade de acolhida aos novos bolsistas de produtividade da UFPI
O Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico (PQDT/UFPI), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), realizou encontro de acolhida para os novos bolsistas de produtividade da Instituição. O evento ocorreu no dia 25 de agosto no auditório do curso da Engenharia de Produção, no Centro de Tecnologia, em Teresina.
A atividade contou com as presenças dos Pró-Reitores de Pesquisa e Inovação, Luiz de Sousa Santos Júnior; e de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; e dos Coordenadores de Pesquisa e Inovação (CPESI), Keylla Aita; e de Infraestrutura de Pesquisa (CIP), Anderson Lobo. A ação teve ainda a participação remota dos produtivistas dos Campi de Bom Jesus e de Picos.
Recepção aos docentes aconteceu no auditório do Curso de Engenharia de Produção
A ação teve intuito de receber os pesquisadores produtivistas, bem como de apresentar as ações realizadas e as em andamento tanto pela PRPG quanto pela PROPESQI, com destaque para a ação estratégica “InovaUFPI”, para fomentar a cultura empreendedora por meio de edital para apoio a projetos inovadores, que também será oportunamente anunciada a toda comunidade acadêmica.
Um dos principais programas da PROPESQI, o Bolsa de Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora da UFPI (PQDT/UFPI) possui objetivo de identificar, reconhecer e valorizar servidores pesquisadores, concedendo bolsas àqueles que obtiveram mérito comprovado em proposta apresentada nas Chamadas de agências de fomento, e que não foram contemplados com bolsa. “ O Programa constitui, assim, um instrumento para aumentar a competitividade da UFPI na captação de recursos externos e potencializando os impactos advindos das atividades de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico”, avalia o Pró-Reitor de Pesquisa, Luiz Júnior.
Durante a ocasião também foi apresentado o programa InovaUFPI
Desde 2022, com a publicação da nova Resolução que trata do Programa Bolsa de Produtividade – Resolução CEPEX/UFPI n° 281, de 18 de março –, o Programa ampliou sua esfera de atuação e passou a se tornar então o Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico (PQDT), destacando a importância da valorização das ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico e inovação na instituição.
Uma das mudanças também proporcionadas pela nova Resolução foi a possibilidade de concessão de bolsas a qualquer servidor ativo da Universidade que atenda aos requisitos estabelecidos no Edital, possibilitando a inclusão tanto de servidores docentes quanto técnicos.
Notícia Relacionada: