Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Em reunião com ETURB, Reitor Gildásio obtém aperfeiçoamento na iluminação e asfaltamento das vias da Universidade

Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2022, 14h59

Na manhã desta terça-feira (30), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), da Prefeitura de Teresina, João de Deus Duarte, para tratar sobre os avanços da iluminação pública das vias da UFPI. Entre as novidades anunciadas pelo presidente da ETURB, está a expansão da iluminação para os estacionamentos dos Centros de Ensino da Universidade, além da melhoria do asfaltamento de vias por onde circulam os ônibus, especialmente, os acessos ao Centro de Ciências Agrárias.

Estiveram presentes à reunião, além do Reitor e do presidente João Duarte, o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; o diretor de iluminação pública da ETURB, Augusto Braga; o Prefeito da UFPI, Alessandro Rhadamek; e o coordenador de manutenção e infraestrutura da UFPI, Pedro Rodrigues.

ETURBufpi 5

Gildásio frisou que a UFPI e a Prefeitura de Teresina são instituições parceiras, comprometidas em levar melhorias à comunidade acadêmica. Para ele, uma boa iluminação proporciona, antes de tudo, o fortalecimento da segurança pública, contribuindo para o enriquecimento dos espaços por uma maior circulação das pessoas. “Estamos trabalhando nesse sentido, junto ao prefeito de Teresina, Dr Pessoa, para melhorar os nossos sistemas de iluminação, melhorar os asfaltos e ampliar as condições para maior frequência de nossos servidores, alunos e comunidade em geral nos horários em que ocorram as atividades em nossa Instituição”, disse.

ETURBufpi 9

Reitor Gildásio Guedes

Segundo João de Deus o objetivo do melhoramento da iluminação na UFPI é, além de sofisticar os traslados, trazer uma maior sensação de segurança a todos que fazem o uso dos locais. “Esse melhoramento visa reduzir os índices de violência, já que em espaços bem iluminados, tivemos uma redução em até 38% desses indicadores. Inicialmente, faremos as vias por onde circulam os ônibus, trazendo mais qualidade a quem usa esses espaços a noite, e também as vias comuns da Universidade, o proximo passo é investir na iluminação dos estacionamentos.

ETURBufpi 17

Presidente da ETURB, João de Deus Duarte

O presidente apontou que a ETURB ainda contribuirá com outros serviços de melhoramento para a UFPI, como a modernização da iluminação   das quadras cobertas do Setor de Esportes além dos reparos nos asfaltos das vias públicas que cortam a Universidade.

ETURBufpi 23