II Fórum de Meio Ambiente marca as comemorações do aniversário de 47 anos do CT

Abertura do II Fórum de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia

Com a missão de debater sobre o novo marco legal do licenciamento ambiental do Brasil e marcar as comemorações dos 47 anos do Centro de Tecnologia da UFPI (CT), acontece nesta quinta-feira (25), o II Fórum de Meio Ambiente. O evento, que é realizado no Auditório do CT, apresenta durante todo o dia palestras e mesas-redondas com representantes de órgãos ambientais. 

O Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Marcos Tavares Lira, destacou a importância da iniciativa de se dialogar sobre os impactos ambientais, o que vem a somar na capacitação e formação de profissionais a serviço da comunidade. "É uma alegria ver todos participando de mais uma edição do Fórum, esse que é pensando em vocês que são docentes, discentes, técnicos e comunidade externa. E é extremamente importante a discussão desse marco na área da engenharia e arquitetura", ressaltou.

Diretor do Centro de Tecnologia, professor Marcos Tavares Lira

Representando a Comissão Organizadora do evento, a Profa. Mayra Fernandes Nobre frisou que o propósito do Fórum, desde a primeira edição, é dialogar entre os cursos sobre os desafios de trazer a sustentabilidade para essas áreas de atuação e que essa discussão deve ser permeada para que futuramente possa se tornar algo efetivo. "Evidenciar esse diálogo na academia, principalmente, quando ele transita pela área de exatas, é algo que além de ser considerado possível, necessita de avanços em termos de projetos pedagógicos". 

Coordenadora do evento, professora Mayra Fernandes Nobre

O Prof. Marcos Lira anunciou que em razão do tema discutido no evento e em comemoração ao aniversário de 47 anos do CT,  a partir deste mês de agosto será eliminado o uso de copos descartáveis e adiciona que foram viabilizadas 100 mudas de árvores para arborizar o espaço. "Enquanto Centro de Tecnologia queremos dar o exemplo e vamos dar esse start para convencermos as pessoas sobre esse processo importante", disse.

O eventou contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont'Alverne; de Claudinei Alves Costa Feitosa; que representou o Secretário Municipal de Meio Ambiente em uma mesa-redonda; de Leila Guimarães Gonçalves Freire, representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Leonardo Madeira, professor do Centro Universitário UNINOVAFAPI; além de docentes, discentes e comunidade externa.

WhatsApp_Image_2022-08-25_at_13.18.40.jpeg

Docentes, discentes e comunidade externa participam do Fórum

Aniversário do CT

Hoje (25), o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí completa 47 anos de constituição, tornando-se ao longo deste, uma importante instituição formadora de Engenheiros e Arquitetos para a sociedade piauiense. Em comemoração ao aniversário do Centro, a ponte estaiada “João Isidoro França”, em Teresina, vai ficar nesta quinta-feira (25) iluminada em azul royal. A escolha da cor representa o centro de ensino da Instituição. O público poderá contemplar a iluminação a partir das 18h. 

O Centro de Tecnologia da UFPI possui sete cursos de graduação. A unidade nasceu com três cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Cartografia e de Agrimensura e Arquitetura e Urbanismo. Em 2009, quatro novas formações passaram a somar: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais.

Atualmente, o Centro conta com cerca de 1800 estudantes ativos.