Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto IV Simpósio internacional sobre Estado, sociedade e políticas públicas

Aberto IV Simpósio internacional sobre Estado, sociedade e políticas públicas

Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 12h13

Captura_de_Tela_38.png

Mesa Solene de abertura do IV SINESPP

Na noite desta terça-feira (23), ocorreu a solenidade de abertura do IV Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP). O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), com apoio da Universidade Federal do Piauí, e acontece até sexta-feira (26). Na solenidade de abertura, estiveram presentes Gildásio Guedes, reitor da UFPI; a Pró-reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Solange Maria Teixeira; a Coordenadora-Geral do IV SINESPP, Sofia Laurentino; a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Edna Goulart.

Em sua quarta edição, o SINESPP tem como tema: “Desigualdades e políticas públicas: (des)proteção social, (in)certezas e resistências”, e conta com uma extensa programação que abrange 2 conferências, 5 mesas-redondas, 19 minicursos, 5 mesas coordenadas, 35 salas de comunicação oral, 4 salas de apresentação de trabalhos, além de lançamentos de livros e programações culturais. A edição recebeu aproximadamente 900 inscrições de participantes e teve 341 trabalhos aprovados.

Gildásio Guedes, Reitor da UFPI, destacou a honra para a Universidade em promover discussões sobre a qualificação das políticas públicas para melhor atendimento das demandas da sociedade. “As Políticas Públicas nascem na teoria e são postas em prática para favorecer a sociedade. Desse modo, elas devem ser trabalhadas em sala de aula dos cursos de graduação, pós-graduação e em simpósios como este”, declarou Gildásio.

Ocorrendo desde 2010, o simpósio constitui parte das ações do Programa de criar espaços de disseminação de conhecimentos científicos produzidos por seus pesquisadores, docentes e discentes, e de outros programas do Brasil, abrindo espaço de participação de alunos de graduação, pós-graduação (lato e Stricto Sensu) e profissionais de diferentes áreas que tenham interesse de debater e divulgar suas pesquisas na área das políticas públicas.

Como primeira atividade, a conferência magna de abertura trouxe a temática “Desigualdades e políticas públicas: imbricações de classe, gênero e raça/etnia”, no qual foi debatida pelas palestrantes professora Jules Falquet (Universidade de Paris – 8) e a professora Mirla Cisne (UERN - Rio Grande do Norte - Brasil).

Captura_de_Tela_56.png

Palestrante professora Jules Falquet da Universidade de Paris - 8

Captura_de_Tela_85_copy.png

Palestrante professora Mirla Cisne da UERN

A coordenadora Geral do IV SINESPP, Sofia Laurentino, acredita que o Simpósio possibilita a disseminação de conhecimento e pesquisa sobre as temáticas que abrange o Estado, cultura, sociedade. “O SINESPP já faz parte da agenda de evento científico, se consolidou em todo o País e com o apoio da equipe da UFPI fizemos uma programação pensada cuidadosamente para discutir problemas sociais e o enfretamento pela via das Políticas Públicas”, afirmou a coordenadora.

Segundo Solange Maria Teixeira, coordenadora do PPG em Políticas Públicas, o SINESPP trouxe maiores oportunidades para o programa. “Sem dúvidas o Simpósio é o nosso melhor produto técnico-científico do PPGPP. Foi o primeiro passo no processo de internacionalização, pois através dele foi gerado parcerias, intercâmbios, produções cientificas conjuntas que crescem anualmente. Esperamos que a cada novo convidado se abram portas para novos intercâmbios”, ressaltou Solange.

Programação

As atividades do IV SINESPP continuam nesta quarta-feira (24) com minicursos simultâneos na parte da manhã. Na parte da tarde as atividades culturais e mesas-redondas começam a partir das 14h.

14:00 - 16:00: Mesa-redonda I com o tema “Embates no financiamento das políticas públicas e (in)certezas na proteção social”
Palestrantes: professor Evilásio Salvador (UnB - Distrito Federal - Brasil) e Marcio Pochmann (Instituto de Economia da Unicamp - São Paulo - Brasil)

16:00 - 19:00: Mesa-Redonda II com tema “Democracia, lutas sociais e resistências
Palestrantes: Professora Rosangela Hilário (PPGE - UNIR - Brasil); Professor Roque do Nascimento Albuquerque (Reitor da UNILAB - Brasil); Profa. Dra. Jane Prates (PPGSS - PUC-RS - Brasil)