Alunos de Educação Física realizando atividades práticas de primeiros socorros.
Momentos de engasgo causam grandes sustos e podem acontecer a qualquer momento, de forma inesperada. Sob a supervisão da professora Dionis Machado, ministrante da disciplina de primeiros socorros, acadêmicos do 4° período do curso de Educação Física da UFPI praticaram na terça-feira (23/8) a manobra de Heimlich, que é utilizada em situações de engasgamento.
Aspirar um corpo estranho é um acidente grave e pode ser fatal. Em geral, este tipo de acidente ocorre em crianças, seja por alimentos ou mesmo pequenas peças de brinquedos. Situações como esta costumam acontecer no ambiente doméstico e escolar. Por esta razão, os futuros professores de Educação Física precisam estar aptos e prontos a agir.
Conforme a professora Dionis Machado, o conhecimento da manobra de Heimlich é vital para que a vítima seja prontamente socorrida e sobreviva ao acidente. No Brasil, a aspiração de corpo estranho é a terceira maior causa de acidentes que levam à morte de crianças.
Professora Dionis Machado e os discentes que participaram da aula prática
A preocupação com a questão virou lei, isto porque em 2017, Lucas, de 10 anos, estudante de um município do estado de São Paulo, sofreu um engasgo ao fazer um lanche durante uma excursão escolar. Na ocasião, ninguém sabia como agir e o menino chegou a ter sete paradas cardíacas e mesmo sendo internado em UTI, não resistiu e faleceu. O caso ganhou repercussão nacional e em 2018 foi promulgada a Lei nº13722, Lei Lucas.
Estudantes durante treinamento em atividade prática
Para a discente Rayrlla Barbosa, os conhecimentos em primeiros socorros são essenciais, pois nunca se sabe quando vai precisar. A realização das aulas práticas são fundamentais para que os alunos tenham domínio da técnica e consigam manter o controle numa eventual necessidade de aplicação.
No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial dos Primeiros Socorros e os alunos do curso de Educação Física, por meio do Programa de Extensão Educação em Primeiros Socorros, levarão este conhecimento a diversas instituições de ensino visando capacitar professores para agir quando necessário.