Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ponte estaiada de Teresina fica iluminada em azul para celebrar os 47 anos do CT/UFPI

Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 11h07

WhatsApp_Image_2022-08-25_at_10.07.13.jpeg

Em homenagem ao aniversário de 47 anos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI), a ponte estaiada “João Isidoro França”, em Teresina, vai ficar nesta quinta-feira (25) iluminada em azul royal. A escolha da cor representa o centro de ensino da Instituição. O público poderá contemplar a iluminação a partir das 18h.

Segundo o Diretor do CT, professor Marcos Lira, a proposta em comemorar com as luzes da ponte, que é um cartão postal de Teresina, nasceu a partir de diálogo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento. “Há o intuito de fazermos cooperações bilaterais, nesse sentido, apresentei a ideia da ponte fazer essa iluminação especial no dia 25, data que o CT completa 47 anos, e nós fomos prontamente atendidos”, explicou.

47 anos de CT/UFPI -  O Centro de Tecnologia da UFPI possui sete cursos de graduação. A unidade nasceu com três cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Cartografia e de Agrimensura e Arquitetura e Urbanismo. Em 2009, quatro novas formações passaram a somar: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais.

A pós-graduação também tem espaço. O centro oferta mestrado acadêmico em Engenharia Elétrica e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais com mestrado e doutorado na referida área.

Espaço de criação, o CT possui diferentes iniciativas. “No combate à covid-19, o curso de Engenharia de Produção participou na produção de álcool em gel, já a Engenharia de Materiais esteve presente na elaboração de máscaras face shield para o uso de profissionais da área da saúde”, comentou o professor Marcos Lira.

Para além de ações relacionadas à pandemia, pode-se mencionar importantes projetos, como: “O projeto de Aerodesign da Engenharia Mecânica, também no mesmo curso foi construído um protótipo de carro de Fórmula 1. Já na Engenharia Elétrica, temos um projeto de pesquisa aplicada que é o transformador de estado sólido. Então há uma série de importantes trabalhos em desenvolvimento”, frisou o diretor do CT.

Atualmente, o Centro de Tecnologia conta com cerca de 1800 estudantes ativos.