O vice-reitor Viriato Campelo e a professora Lúcia Vilarinho, do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), integram o Conselho Editorial do livro "Reabilitação: Teoria e Prática", da editora acadêmica e científica LESTU. O livro foi lançado nessa quarta-feira (17), no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) e apresenta os protocolos, conhecimentos e práticas aplicadas no CEIR, bem como a experiência dos 15 anos no trabalho de reabilitação de pessoas com deficiência no Piauí.
Viriato Campelo e Lúcia Vilarinho durante lançamento do livro Foto: Assessoria de Comunicação do CEIR
Tendo como organizadores Leonardo Halley Carvalho Pimentel e Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, contando ainda com a contribuição de mais de 100 profissionais, "Reabilitação: Teoria e Prática" é uma coletânea científica, construída em 52 capítulos sobre a medicina em reabilitação e o trabalho multiprofissional necessário para o atendimento a pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva.
Obra está disponível na versão física e online Foto: Assessoria de Comunicação do CEIR
Viriato Campelo destaca o papel da UFPI junto a instituições como o CEIR para a melhoria do ensino e do serviço prestado à comunidade. “Trata-se de um livro de 700 páginas, que aborda um tema de maior relevância para o ensino da saúde, principalmente, no que diz respeito à reabilitação de pessoas com deficiência, com base nos protocolos adotados no CEIR, grande centro de reabilitação do nosso estado. Eu e a professora Lúcia Vilarinho fomos convidados para integrar o Conselho Editorial e estamos muito felizes em representar a UFPI em uma obra de tamanha importância”, afirmou.
Com os organizadores do livro, Leonardo Pimentel e Izabel Cronemberger Foto: Assessoria de Comunicação do CEIR
Para a professora Lúcia Vilarinho, que também é Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI), toda produção de conhecimento costuma ser um ato singular de criação de novas ideias e/ou de inovação sobre algo já conhecido, que ao ser publicada estabelece uma dialogia com o mundo a partir dos leitores da obra. A coletânea “Reabilitar – Teoria e Prática” já nasce coletiva.
“De autoria de mais de uma centena de profissionais que entregam à comunidade acadêmico-científica o conhecimento acumulado em seus estudos e experiências de trabalho em saúde, sob a perspectiva de equipes multidisciplinares de atuação interprofissional necessárias para o atendimento das necessidades de saúde de pessoas com deficiência, a obra também dá voz aos movimentos sociais e entidades representativas do segmento. Recebi o convite para compor o Conselho Editorial como um presente, pelo mérito técnico-científico impresso nas reflexões dos autores. Como representante da UFPI e do NESP, registro a minha honrosa satisfação de estar com a Associação Reabilitar - nesta produção científica que está sendo entregue ao mundo, de forma impressa e digital, sob a batuta da editora LESTU”, destaca.
A coletânea científica “Reabilitação: Teoria e Prática” (Lestu, 2022) pode ser acessada gratuitamente pelo site da Editora LESTU ou clicando aqui.