Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe Coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)
Início do conteúdo da página

UFPI recebe Coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Junior, recebeu na manhã desta quinta-feira (8) a visita do Coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Ary Messina. A visita foi acompanhada pelo Diretor Geral do HU, Prof. José Lages Monte, pelo Prof. Avelar Alves da Silva, Diretor Clínico do HU, pelo Prof. Edilson Carvalho e a Professora Rossana dos Santos Costa.

Durante a visita, o reitor salientou a importância dos laços criados entre a UFPI e a RUTE. "É muito importante esse convênio com o Telemedicina para a nossa Universidade e para o Piauí. É uma oportunidade única para transformar a área da saúde, tão carente do nosso Estado".

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

"É preciso estimular as pesquisas colaborativas entre as Instituições de Ensino Superior para podermos fortalecer os grupos de pesquisa tanto a nível nacional, quanto internacional. Com o fortalecimento desses grupos podemos tentar a aprovação de novos projetos junto a FINEP", comentou Ary Messina.

As salas que serão utilizadas para as teleconferências já estão equipadas e brevemente serão inauguradas. A UFPI já possui convênio com a RUTE desde 2009. O Prof. Ary Messina participará da inauguração do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para SUS (NUEPES), na tarde desta quinta-feira (08) no Auditório do CT e proferirá a palestra "A Rede Universitária de Telemedicina e sua importância para o SUS.

 

Fim do conteúdo da página