O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, recebeu o novo superintendente do Hospital Universitário (HU), por ele indicado e nomeado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o médico José Miguel Luz Parente. O ato ocorreu na manhã desta terça-feira (10), no Gabinete da Reitoria e contou com a presença de Rogério Luiz Scapini, Chefe do Serviço de Avaliação de Tecnologias em Saúde da EBSERH.
Prof. José Miguel Parente, superintendente do HU; Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, reitor da UFPI e Rogério Luiz Scapini, representante da EBSERH
O novo superintente do HU pertence ao quadro de servidores da UFPI, onde atua como docente nos cursos de graduação em Medicina e de pós-graduação em Residência Médica em Clínica Médica da UFPI. Frente ao cargo de gerenciamento, José Miguel Parente demonstrou compromisso e enumerou os desafios. "O Hospital Universitário é um desejo da classe médica e da sociedade piauiense há mais de 20 anos. Gerenciar um hospital de complexidade terciaria com um número grande de profissionais partindo do zero é um desafio. Precisamos fazer adequações, dar continuidade a abertura do centro cirúrgico, ampliar as vagas de UTI e ocupar os demais leitos de enfermaria; além de agilizar o atendimento do hospital em todos os setores para que, no máximo em seis meses, o HU esteja em pleno funcionamento", declarou.
Reitor e o novo superintendente do HU dialogam sobre as expectativas da nova direção
O critério utilizado para escolha do superintende foi baseado no perfil do profissional para o cargo. "O profissional tem que ter capacidade de liderança, disponibilidade para assumir as funções de superintendente, formação adequada e que tenha demonstrado em sua vida acadêmica dedicação à universidade com destacado desempenho em todas as ações desenvolvidas", explicou o Prof. Dr. José Arimateia Lopes, reitor da UFPI.
É graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1985), possui residência Médica em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (1988) e Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Título de especialista pela AMB/FBG em Gastroenterologia e pela AMB/Sobed em Endoscopia Digestiva. Sua experiência na área de Gastroenterologia e Endoscopia digestiva abrage sobretudo os seguintes temas: Helicobacter pylori, doenças inflamatórias intestinais, hepatites virais, doenças hepáticas crônicas, endoscopia digestiva eletiva e na urgência, onde tem vários trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Atualmente, é médico do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI) e professor assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde atua nas áreas de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. É supervisor da Residência Médica em Gastroenterologia e Coordenador do ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).
É membro titular e fundador do Grupo de Estudos em Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil (GEDIIB), membro titular e ex-presidente do Grupo de Estudos em Doenças Inflamatórias Intestinais no Nordeste (gestão 2008-2010), coordenador da Comissão de Relações com o Associado do GEDIIB (gestão 2012-2013) e membro da Comissão de Título de Especialista da Federação Brasileira de Gastroenterologia (quadriênio 2011-2014).
Atua voluntariamente na Associação dos Portadores de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa do Norte e Nordeste do Brasil (ACRONN-BR), entidade sem fins lucrativos e reconhecida como organização de interesse público no município de Teresina-PI, da qual foi fundador e presidente nos biênios 2005-2007 e 2007-2009.