O Grupo de Estudos de Gestão, Mercado e Sustentabilidade na Moda (CNPq) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vai realizar uma pesquisa sobre "Slow Fashion e o Bem-Estar do Consumidor durante [e pós] a crise do Covid-19." O objetivo é analisar o bem-estar do consumidor slow fashion durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
O grupo que é liderado pela Professora do curso de Moda, Design e Estilismo Liliane Araújo Pinto, realizará a pesquisa por meio da interação da abordagem da pesquisa transformativa do consumidor e da psicologia positiva.
Professora do Curso de Moda, Liliane Araújo, e coordenadora do estudo em desenvolvimento
Para a professora Liliane Araújo, a pesquisa é importante para tentar descobrir os antecedentes que estão por trás do novo comportamento de consumo que surgiu após a pandemia. "As pessoas de todo o mundo passaram a repensar as atitudes e mudar comportamentos, têm-se percebido um olhar e consumo diferenciado voltado para produtos e serviços que tenham preocupação com o planeta", explica.
A pesquisa pretende encontrar respostas sobre os consumidores slow fashion, os motivos de consumirem produtos sustentáveis, e quais os aspectos psicológicos estão envolvidos nessas escolhas. O projeto leva em consideração três variáveis para compreender a influência no consumo do slow fashion, sendo elas: Esperança e Integridade (variáveis da Psicologia Positiva) e Antimaterialismo (da Pesquisa Transformativa do Consumidor).
Estudante do Curso de Moda, Denise Castro
A estudante do Curso de Moda, Design e Estilismo, Denise Castro, que participa da pesquisa, espera que essa experiência ajude a expandir seus conhecimentos sobre a área da moda sustentável. "A sustentabilidade não é mais uma opção, e sim uma necessidade que deve ser aplicada em todos os âmbitos da sociedade. Principalmente na moda, pois é um dos setores que mais poluem o meio ambiente."
A Professora Liliane Araújó reforça a importância da pesquisa para a sociedade."Na maioria dos consumidores, seus valores estão implícitos e a partir do momento que se tem informações, compreendendo o consumidor, uma maior harmonia poderá surgir na fabricação, venda e consumo do que realmente se espera", disse.
A pesquisa encontra-se na fase inicial, por meio de uma revisão sistemática da literatura e está prevista para durar três anos. O estudo contará com as redes sociais para o auxílio da coleta de dados, que será feito através do questionário on-line no Google Forms, em todas as regiões do Brasil.