Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI analisa influência da pandemia no consumo de Moda Sustentável

Projeto da UFPI analisa influência da pandemia no consumo de Moda Sustentável

Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 13h59

O Grupo de Estudos de Gestão, Mercado e Sustentabilidade na Moda (CNPq) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vai realizar uma pesquisa sobre "Slow Fashion e o Bem-Estar do Consumidor durante [e pós] a crise do Covid-19." O objetivo é analisar o bem-estar do consumidor slow fashion durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

O grupo que é liderado pela Professora do curso de Moda, Design e Estilismo Liliane Araújo Pinto, realizará a pesquisa por meio da interação da abordagem da pesquisa transformativa do consumidor e da psicologia positiva.

WhatsApp_Image_2022-08-15_at_13.44.24_1.jpeg

Professora do Curso de Moda, Liliane Araújo, e coordenadora do estudo em desenvolvimento

Para a professora Liliane Araújo, a pesquisa é importante para tentar descobrir os antecedentes que estão por trás do novo comportamento de consumo que surgiu após a pandemia. "As pessoas de todo o mundo passaram a repensar as atitudes e mudar comportamentos, têm-se percebido um olhar e consumo diferenciado voltado para produtos e serviços que tenham preocupação com o planeta", explica.

A pesquisa pretende encontrar respostas sobre os consumidores slow fashion, os motivos de consumirem produtos sustentáveis, e quais os aspectos psicológicos estão envolvidos nessas escolhas. O projeto leva em consideração três variáveis para compreender a influência no consumo do slow fashion, sendo elas: Esperança e Integridade (variáveis da Psicologia Positiva) e Antimaterialismo (da Pesquisa Transformativa do Consumidor).

WhatsApp_Image_2022-08-15_at_13.44.24.jpeg

Estudante do Curso de Moda, Denise Castro

A estudante do Curso de Moda, Design e Estilismo, Denise Castro, que participa da pesquisa, espera que essa experiência ajude a expandir seus conhecimentos sobre a área da moda sustentável. "A sustentabilidade não é mais uma opção, e sim uma necessidade que deve ser aplicada em todos os âmbitos da sociedade. Principalmente na moda, pois é um dos setores que mais poluem o meio ambiente."

A Professora Liliane Araújó reforça a importância da pesquisa para a sociedade."Na maioria dos consumidores, seus valores estão implícitos e a partir do momento que se tem informações, compreendendo o consumidor, uma maior harmonia poderá surgir na fabricação, venda e consumo do que realmente se espera", disse.

A pesquisa encontra-se na fase inicial, por meio de uma revisão sistemática da literatura e está prevista para durar três anos. O estudo contará com as redes sociais para o auxílio da coleta de dados, que será feito através do questionário on-line no Google Forms, em todas as regiões do Brasil.