Evento de extensão da UFPI em Picos debate amanhã (9) importância do brincar

A coordenação do curso de Pedagogia do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, realiza amanhã (9), o 8° Encontro Formativo do grupo de extensão Multilab, com o tema “Brincar é Coisa Séria”. O evento terá a participação da professora Carla Andrea Silva, coordenadora do Projeto Brinquedoteca Mundo Encantado, do Campus Floriano. O encontro envolve discussões nas temáticas de educação infantil, infâncias e práticas pedagógicas e comunicação acessível na literatura infantil.

As atividades do projeto de extensão Multilab, vinculadas à PREX, estão em vigência desde o início do ano de 2022. Os encontros, quinzenais, ocorrem de forma remota e reúnem quase 140 participantes de todo o Brasil. O grupo é articulado com outras duas instituições, o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Por meio dos eventos, o grupo busca colaboração de convidados que fortalecem as redes de pesquisa e trazem questões pertinentes sobre metodologias inovadoras e reflexões sobre a aplicação das ideias discutidas nas reuniões, no contexto da prática pedagógica.

WhatsApp_Image_2022-08-05_at_11.25.29.jpeg

Projeto busca promover discussões na área da diversidade e da inclusão

De acordo com a coordenadora do projeto, Prof. Alessandra Lopes Castelini, as linhas de pesquisa estudadas no grupo buscam fomentar discussões do cenário atual da educação: “O projeto é uma rede de estudos sobre a infância e práticas pedagógicas e dialoga com temas sobre diversidade e inclusão. Organizamos encontros formativos, eventos, tudo ocorre na modalidade online, onde nós desenvolvemos atividades, estudos dirigidos, oficinas pedagógicas, palestras, o quadro "Multilab Convida” onde nós trazemos profissionais da área para debater temas relevantes para área da diversidade e inclusão. Buscamos trazer narrativas contemporâneas acerca da interface da educação, diversidade e inclusão e as suas relações”, pontua ela. 

Dentro das linhas de pesquisa que o projeto aborda, a Pedagogia Indígena é um dos temas da diversidade tratados. A Prof. Alessandra explica a importância de se estudar mais sobre contextos indígenas e quilombolas na pedagogia: “Buscamos levantar discussões sobre a pedagogia indígena e a pedagogia quilombola. Abordar temas da diversidade na cultura, é reconhecer a pedagogia indígena e suas especificidades enquanto um campo cultural que tem práticas próprias e que deve ser respeitado de acordo com a cultura de determinado povo”, destaca a professora. Ela acrescenta ser importante que os professores possam valorizar as múltiplas linguagens infantis, assim como reconhecer os contextos de vida coletiva nos quais as crianças estão inseridas.

WhatsApp_Image_2022-08-05_at_11.28.14.jpeg

Reuniões são remotas e quinzenais 

As redes sociais do projeto são meios de divulgação de atividades e podem ser acessadas as páginas no Facebook e no Instagram (@projeto_multilab). O grupo possui um canal no Youtube em que podem ser encontrados os vídeos dos encontros realizados. Alunos e professores que tenham interesse em ingressar no projeto podem realizar a inscrição por meio do formulário de inscrição.

O 8° Encontro Formativo, que será realizado amanhã, vai ocorrer por meio da plataforma Google Meet, às 16 horas. A inscrição pode ser feita por meio do link.