Projeto Tela Sociológica exibirá nesta sexta (5) o filme "Rua da Vergonha”

O Projeto Tela Sociológica exibirá nesta sexta-feira (5), às 16h, o filme "Rua da Vergonha", no Auditório I da Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Segundo o professor Francisco Júnior, Kenji Mizoguchi é um dos mestres do cinema japonês. O tema da prostituição feminina foi desenvolvido em alguns dos seus trabalhos, com destaques para “A Mulher Infame” (1954) e “Mulheres da Noite” (1948). “Em ‘Rua da Vergonha’ (1956), a narrativa cinematográfica convida os seus amantes a penetrarem no universo feminino das garotas do ‘Terra dos Sonhos’. Yumeko, Yasumi, Mickey, Hanae e Yorie são as prostitutas do ‘Salão Dreamland’. No contexto da Tóquio do pós-guerra, Mizoguchi produz um texto fílmico no qual narra as trajetórias de cada uma das cinco personagens antes referidas. Quais os múltiplos fatores que fizeram com que elas fossem trabalhar no prostíbulo, situado em uma zona estigmatizada? Um pedaço ou zona citadina mal vista pelos guardiões da moral e dos bons costumes”, ressaltou.

A Tela Sociológica é um projeto de exibição de filmes criado em 2001 pelo professor Francisco de Oliveira Barros Júnior, do Departamento de Ciências Sociais. O projeto surgiu da paixão que o professor tem pelo cinema e é utilizado como método didático e pedagógico complementar às aulas.