Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGCM/UFPI realiza Seminário sobre “Evolução Nanoestrutural Induzida” no dia 9 de agosto

Última atualização em Sexta, 29 de Julho de 2022, 16h10

Seminario_Jose_Daniel_Biasoli.jpeg

O Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materias da Universidade Federal do Piauí (PPGCM/UFPI) promove no dia 9 de agosto a partir das 9h o seminário "Evolução nanoestrutural induzida tribologicamente de materiais carbonosos: uma nova perspectiva". A palestra acontece no auditório do PPGCM e será conduzida pelo professor José Daniel Biasoli de Mello, doutor em Metalurgia no Institut National Polytechique de Grenoble, INPG, França (1983).

Resumo da palestra:

Os lubrificantes sólidos à base de carbono são excelente opções para reduzir o atrito e o desgaste, principalmente pela capacidade do carbono de adotar diferentes formas alotrópicas. Na macro escala, esses materiais são cisalhados no contato junto com debris de degaste e contaminantes gerando tribocamadas que governam o desempenho do tribos sistema. Apresenta-se, inicialmente, o comportamento tribológico de alguns lubrificantes sólidos a base de carbono (grafite 3D impregnado a vácuo em aço sinterizado, grafeno multicamadas funcionalizado a plasma aplicado por “drop casting” em aço  e grafite turbostrático 2D obtido in situ durante a sinterização). Na sequência, analisando as tribocamadas formadas utilizando uma análise Raman avançada recentemente desenvolvida foi possível quantificar os defeitos induzidos por contato na estrutura cristalina de uma ampla gama de alótropos de lubrificantes sólidos à base de carbono: grafite cristalino 3D, grafite turbostrático 2D, partículas de carbono derivadas de carbonetos (CDC), grafeno multicamadas e nanotubos de carbono. Além disso, esses materiais foram testados em várias condições de deslizamento a seco, com diferentes geometrias, topografias e estratégias de aplicação de lubrificante sólido (Impregnação a vácuo de aços sinterizados, drop casting, compósito auto lubrificante, filmes de nano tubos de carbono alinhados verticalmente). Independentemente das condições iniciais do tribo sistema e do nível de ordenamento atômico, há uma tendência notável de aumentar a densidade de defeitos de ponto e linha até um limite de saturação específico na mesma ordem de grandeza para todos os materiais testados resultando em comportamento em atrito equivalentes.

Mais informações, clique aqui.