Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e IFPI se reúnem para acompanhamento das ações de prevenção e enfrentamento à covid-19

Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 17h06

O Comitê Gestor de Crise (CGC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Comitê de Prevenção ao Coronavírus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (28), em reunião realizada no Salão Nobre da UFPI, para acompanhamento das ações de prevenção e enfrentamento à covid-19.

WhatsApp Image 2022 07 28 at 13.31.41

Reunião entre Comitês discutiu medidas adotadas nas duas instituições

Estiveram presentes o Vice-Reitor, Viriato Campelo; Alberto Dias, Diretor Administrativo da Pró-Reitoria de Administração (PRAD); Luís Carlos Sales, Pró-Reitor de Planejamento; Prof. Rivaldo da Costa Macêdo, presidente do Comitê de Prevenção ao Coronavírus (IFPI); e Maria da Conceição Saraiva, membro do Comitê de Gestão de Crise do IFPI.

Na ocasião, as instituições discutiram as ações implantadas em suas respectivas unidades para alinhamento de estratégias. A vacinação e o uso de máscara são as principais medidas de prevenção adotadas por ambas.

Segundo Viriato Campelo, a reunião foi muito proveitosa e possibilitou a discussão de aspectos importantes. “Eles possuem as mesmas proposições que nós temos, que é o uso obrigatório de máscara e a comprovação vacinal de acordo com o Programa Nacional de Imunização. Os enfrentamentos que eles têm são os mesmos que nós temos, como o fato de muitas pessoas não quererem retornar por terem comorbidades ou outras doenças. Mas já temos orientado no nosso protocolo que essas pessoas devem enviar o atestado médico solicitando o seu afastamento, o que será brevemente atendido”, destaca.

WhatsApp Image 2022 07 28 at 13.27.59 1

Viriato Campelo destaca principais pontos em comum nos protocolos adotados

Outro aspecto discutido e que já vem sendo adotado nas duas instituições é o não fechamento de turmas, cursos e suspensão de aulas. O Vice-Reitor explica que para cada situação há um procedimento a ser adotado conforme os protocolos estabelecidos. “Aquela pessoa que está doente deve se afastar, aqueles que tiveram contato com alguém doente e estão vacinados devem seguir um tipo de procedimento, os que tiveram contato e não estão vacinados já devem seguir outro. Está tudo nos protocolos e nós precisamos seguir, porque tanto o nosso objetivo quanto o do IFPI é que as nossas aulas funcionem adequadamente e que possamos concluir o semestre. Como não há mais distanciamento social, nós retornamos com as nossas turmas na totalidade que elas oferecem”, detalha.

A próxima reunião será realizada no IFPI para que seja dada continuidade ao amadurecimento das medidas adotadas pelos órgãos federais de ensino superior, com o objetivo de que o semestre seja concluído da melhor forma possível.