UFPI será parceira em evento que celebra os 50 anos de morte de Torquato Neto

DSC_0423.JPG

Reunião discute os primeiros passos para evento que celebra o cinquentenário de morte de Torquato Neto

Um dos mais importantes nomes da cultura local e nacional, Torquato Neto deixou um legado que marca a música, cinema e diferentes expressões artísticas. Nesta quarta-feira (27), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu uma primeira reunião com o primo e curador do acervo pessoal do poeta, George Mendes, com intuito de desenhar um evento especial, que ocorrerá na primeira quinzena de novembro, para marcar o cinquentenário de morte do artista. O evento se chamará “Torquatália 40 anos” e faz alusão à primeira homenagem póstuma à obra do piauiense, em 1982. 

A reunião presidida pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Viriato Campelo, ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, e também contou com a presença de representantes da Superintendência de Comunicação (SCS) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).

DSC_0426.JPG

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Segundo Viriato Campelo, o nome e obra de Torquato Neto assumiram tamanha relevância que divulgam o estado do Piauí por todo o Brasil. “Como Instituição que fomenta não só a pesquisa, mas a cultura, a UFPI se insere no circuito de comemorações dos 50 anos de morte que vai acontecer por todo o Brasil. Estamos preparando uma vasta programação que honra o legado que esse artista nos deixou”, afirmou.   

DSC_0436.JPG

Primo e curador do acervo de Torquato Neto, George Mendes

Para o responsável pelo acervo de Torquato Neto, George Mendes, a presença da Universidade é fundamental para encabeçar as comemorações no Piauí. “A presença da UFPI é importante não só como um centro de difusão de ideias, mas também a forma como a Instituição contribuiu e se dedicou em perpetuar o trabalho de Torquato”, disse. 

Torquatália 40 anos tem a proposta de promover palestras, exposições de obras do artista, espetáculo musical com canções do artista e interpretadas por cantores piauienses. Além do lançamento de um livro inédito sob o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), que retrarará em textos de 16 autores, a relevância da obra de Torquato para a cultura local e nacional.