Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI será parceira em evento que celebra os 50 anos de morte de Torquato Neto
Início do conteúdo da página

UFPI será parceira em evento que celebra os 50 anos de morte de Torquato Neto

Imprimir
Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 15h59

DSC_0423.JPG

Reunião discute os primeiros passos para evento que celebra o cinquentenário de morte de Torquato Neto

Um dos mais importantes nomes da cultura local e nacional, Torquato Neto deixou um legado que marca a música, cinema e diferentes expressões artísticas. Nesta quarta-feira (27), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu uma primeira reunião com o primo e curador do acervo pessoal do poeta, George Mendes, com intuito de desenhar um evento especial, que ocorrerá na primeira quinzena de novembro, para marcar o cinquentenário de morte do artista. O evento se chamará “Torquatália 40 anos” e faz alusão à primeira homenagem póstuma à obra do piauiense, em 1982. 

A reunião presidida pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Viriato Campelo, ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, e também contou com a presença de representantes da Superintendência de Comunicação (SCS) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).

DSC_0426.JPG

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Segundo Viriato Campelo, o nome e obra de Torquato Neto assumiram tamanha relevância que divulgam o estado do Piauí por todo o Brasil. “Como Instituição que fomenta não só a pesquisa, mas a cultura, a UFPI se insere no circuito de comemorações dos 50 anos de morte que vai acontecer por todo o Brasil. Estamos preparando uma vasta programação que honra o legado que esse artista nos deixou”, afirmou.   

DSC_0436.JPG

Primo e curador do acervo de Torquato Neto, George Mendes

Para o responsável pelo acervo de Torquato Neto, George Mendes, a presença da Universidade é fundamental para encabeçar as comemorações no Piauí. “A presença da UFPI é importante não só como um centro de difusão de ideias, mas também a forma como a Instituição contribuiu e se dedicou em perpetuar o trabalho de Torquato”, disse. 

Torquatália 40 anos tem a proposta de promover palestras, exposições de obras do artista, espetáculo musical com canções do artista e interpretadas por cantores piauienses. Além do lançamento de um livro inédito sob o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), que retrarará em textos de 16 autores, a relevância da obra de Torquato para a cultura local e nacional.

Fim do conteúdo da página