UFPI apresenta resultados do projeto sobre Hanseníase no Piauí

FOTOS_SALÃO_NOBRE_270722-11.jpgResultados do projeto sobre Hanseníase no Piauí são apresentados

Na manhã desta quarta-feira (27), o vice-reitor no exercício da Reitoria, Viriato Campelo, recebeu no salão nobre da reitoria a coordenadora do Programade de Hanseníase no Piauí, Eliracema Alves, e a professora e coordenadora do projeto, Ana Lúcia França (CCS). Na ocasião, foram apresentados os resultados do projeto “Enfrentamento da Hanseníase no Estado do Piauí”, liderado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) e custeado pelo Ministério da Saúde.

Iniciado no final de 2020, o projeto foi realizado em nove municípios do Estado e contou com um incentivo de 300 mil reais, administrados pela Sesapi. Com a participação de médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, biomédicos, o projeto também incluiu a presença de 29 estudantes dos cursos da área da saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Os resultados apresentados com o desenvolvimento do programa abrangem o fortalecimento da temática hanseníase nas universidades, prevenção de incapacidades físicas, vigilância dos contatos intradomiciliares, fortalecimento da prática do exame dermatoneurológico - EDN e diminuição do estigma.

Viriato Campelo afirma que a participação da UFPI em propostas como essa impulsiona a pesquisa e a busca pela visibilidade e combate ao estigma ainda associado à doença, no Piauí. “Ficamos felizes em saber que o projeto apresenta resultados positivos para o estado. Informar a população e mapear os casos são necessários para que os diagnósticos sejam expostos cada vez mais cedo, a fim de evitar complicações futuras”, declarou o vice-reitor.

FOTOS_SALÃO_NOBRE_270722-7.jpg

Vice-reitor da UFPI Viriato Campelo 

Eliracema Alves destaca a situação epidemiológica no Brasil e no Piauí. “O Brasil é o segundo país que mais apresenta casos de hanseníase, e na pandemia houve uma diminuição de casos devido à falta de notificações. Desse modo, buscamos reunir toda essa equipe para trabalhar episódios clínicos em várias cidades”, Afirmou.

FOTOS_SALÃO_NOBRE_270722-4.jpg

Eliracema Alves, coordenadora geral da Hanseníase no Piauí

O plano foi desenvolvido de forma online com aulas expositivas ministradas por especialistas que abrangiam a temática. Além disso, as atividades presenciais ocorriam nas Unidades Básicas de Saúde através de uma busca ativa para realizar estudo de caso com ocorrências já notificadas.

A proxima etapa inclui ações de sensibilidade junto a estudantes dio CCS e organização de grande palestra sobre a temática em setembro de 2022.